Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aprova 30 propostas no edital Procad-Amazônia/Capes
Início do conteúdo da página

UFPA aprova 30 propostas no edital Procad-Amazônia/Capes

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 15h17

Slide PROCAD CAPES

A Universidade Federal do Pará, por meio de seus Programas de Pós-Graduação, aprovou 30 projetos no formato de redes de cooperação em ensino e pesquisa no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad-Amazônia/2018). Desse total, 14 são de coordenadores dos PPGs da UFPA e os demais em parceria com programas de outras instituições de diversos Estados. O resultado preliminar está disponível na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A estimativa global de recursos aprovados para os projetos é de R$ 5.280.000,00. Desse montante, metade, R$ 2.640.000, foi aprovada pelos 14 PPGs da UFPA, que serão responsáveis por gerenciar diretamente o recurso. Os valores são destinados a despesas de custeio, sem contar as cotas de bolsas e os auxílios-moradia, que serão repassados diretamente pela Capes aos beneficiários.

“As políticas efetivas de apoio institucional e o compromisso conjunto dos PPGs com a qualidade da formação, consolidação dos grupos de pesquisa, cooperação nacional e internacional se configuram como fatores que levaram à conquista do maior número de projetos aprovados proporcionalmente na seleção regional”, avalia o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Procad-Amazônia  - O programa, que é voltado para instituições dos Estados da Região Norte e do Maranhão, concretizou-se com base em discussões de Grupo de Trabalho composto por reitores e pró-reitores da Região Norte, com representantes da Capes. “Esta é uma das ações estratégicas com o propósito de diminuir assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rômulo Angélica.

Os coordenadores de PPGs da UFPA com propostas aprovadas estão vinculados a diversas unidades da Instituição e aos campi: Altamira, Bragança, Cametá, Castanhal, Tucuruí, ICS, ICSA, IFCH, ITEC, NEB e NTPC. Os projetos em parceria com outras instituições representam a participação das seguintes unidades/campi: Castanhal, ICB, ICED, ICEN, ICJ, ICSA, IFCH, ILC, ITEC, NEO e NMT.

De acordo com o  edital, três instituições participam de cada proposta, assim cada um dos 30 PPGs da UFPA, seja proponentes, seja associados, estará em intensa atividade nas redes de cooperação com outros PPGs sediados em instituições de diversos Estados no Brasil. Destaca-se, ainda, a participação dos Programas de Pós-Graduação sediados nos demais campi e dos demais programas nota 3, na expectativa de que as propostas aprovadas sejam oportunas para incremento do conceito dos cursos de mestrado e para a abertura dos doutorados.

“Ressaltamos a dedicação de todos os PPGs envolvidos na elaboração das propostas, com potencial de promover a implantação/consolidação de linhas de pesquisas, bem como de contribuir para a qualidade formativa no ensino superior e na pós-graduação, por meio da cooperação das redes do Procad-Amazônia”, diz a diretora de Pós-Graduação, professora Janice Cunha.

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página