Página inicial > Ultimas Notícias > Edição de outubro do “Roteiro Geo-Turístico” percorre o Ver-o-Peso no feriado do dia 12

• Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 15h51

CONVITE VER O PESO 12 OUT 2018

Registrado como patrimônio cultural de natureza imaterial, o Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Por isso, no dia 12 de outubro o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará mais uma edição do Roteiro Geo-Turístico que percorrerá do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto. A inscrição é gratuita e está aberta, podendo ser realizada por meio do site da organização do evento.

Este mês, por se tratar de uma edição comemorativa ao Círio, a organizadora do evento, professora Maria Goretti, explica a razão do percurso especial. “Vai haver os pontos especiais com ênfase onde a procissão passa e, pensando nisso, será aproveitado todo o movimento dos preparativos da festa por se tratar de uma sexta-feira antes da celebração principal. O roteiro se torna especial no sentido de ocorrer no Ver-o-Peso, símbolo da cidade, no período do “natal paraense”, como é considerado o Círio de Nazaré, e aproveitar o grande número de turistas e provocar a participação de todos, caminhando entre o cheiro da maniva, o movimento da feira e todo o clima de Círio”, afirmou Maria Goretti.

Percurso – A caminhada turística partirá às 8h30 do hall de entrada do Terminal Turístico da Estação das Docas (ao lado do Ver-o-Peso) e seguirá o seguinte trajeto: Praça do Pescador, Feira do Ver-o-Peso, Pedra do Peixe e Doca do Ver-o-Peso, Mercado de Peixe , Solar da Beira, Erveiras, Mercado de Carne, Rua XV de Novembro, Igreja, Mercedários e Largo das Mercês, Boulevard Castilho França, Praça dos Estivadores, Praça Pedro Teixeira, Prédio da CDP, Porto e Escadinha do Porto, Estação das Docas (com um breve percurso em seu interior) e por fim o Forte São Pedro Nolasco.

Todo o trajeto requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva, portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. Lembrando que durante o passeio não haverá entrada nos prédios e que o mesmo termina por volta do meio-dia.

O projeto - Criado com o intuito de oferecer o conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém, o projeto busca o fortalecimento e o reconhecimento dos cursos de Geografia e Turismo nas universidades, além de valorizar a memória sócio espacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016 na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, o projeto conta com dez roteiros desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos do centro de Belém e demais cidades como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Roteiros Geo-turísticos Edição Especial do Círio
Local: Hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas - (Portão do Boulevard Castilho França ao lado do Ver-o-Peso)
Hora: 08h30
Data: 12 de outubro (Sexta-feira - feriado)