Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate meio ambiente e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 15h52

03. Banner

Com foco no debate de temas como meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e resíduos sólidos, será realizado, dia 18 de outubro, no horário das 8h às 18h, o II Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. O evento vai ocorrer no Instituto de Ciência da Educação (ICED) e está com inscrições abertas até o dia 17 de outubro, gratuitamente. Haverá emissão de certificados.

O seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos na questão dos resíduos sólidos e viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isto, contará com a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPA e da UFRA, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, de associações cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de escolas de Belém.

Para Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do evento, debater a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites. “A preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza, e isso levou a diversos problemas ambientais ao planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, comprometendo nossa qualidade de vida”, explica Vanusa Santos.

Programação -O seminário terá início com uma mesa de abertura que será seguida por uma palestra de Myrna Gouveia dos Santos, do Ministério Público Federal, sob o tema “Políticas Públicas sobre Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Logo após, haverá a explanação sobre “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém” e a apresentação das cooperativas da região.

Pela parte da tarde, haverá apresentação dos Resultados de Estudos e Pesquisas, por meio de banners e debate com o tema “Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social”. “Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais, e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem à sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que no futuro as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos a um ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois estas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”, ressalta Vanusa Santos.

Para o encerramento da programação, o seminário contará com lançamento de “Cartilhas sobre Resíduos Sólidos e os catadores: GEMAS”.

GEMAS - O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da UFPA, foi criado em 2015 como resultado dos projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, realizados pela professora Vanusa Carla Pereira Santos, da Faculdade de Ciências Econômicas, do ICSA.

Os projetos visam trazer alternativas de empregos e renda para os catadores da cidade. Por isso o objetivo geral do GEMAS é discutir as questões relacionadas com o meio ambiente, a sustentabilidade, a economia solidária e os resíduos sólidos, em Belém e região metropolitana, em busca de alternativas para a geração de emprego e renda para os catadores.

II Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade
Data: 17 de outubro
Hora: das 8h às 18h
Local: Universidade Federal do Pará
Certificado: 10h de carga horária
Inscrição na página do evento.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA