Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH promove debate sobre “Universidade Pública: uma instituição no Estado de direito”

• Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h06

Campus da UFPA de Altamira Foto Mácio Ferreira 41

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promove, nesta quinta-feira, dia 18, um debate sobre o tema “Universidade Pública: uma instituição no Estado de direito”. O evento se inicia às 10h, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes e é aberto a toda a comunidade universitária. Não há necessidade de inscrição prévia.

Fomento - Os convidados a participar do debate vão apresentar dados sobre o financiamento público nas universidades e falar sobre a importância das politicas de órgãos, como Capes e CNPq, e dos editais de fomento  na promoção de oportunidades para estudos em diversas áreas  do conhecimento, bem como sobre a função da universidade no estabelecimento da pluralidade democrática e no enfrentamento das desigualdades sociais. “A iniciativa da  direção geral do IFCH, com apoio de seu corpo docente, é para  criar um campo de reflexão em torno da relevância de uma instituição pública como a universidade, num estado democrático", explica o diretor geral do IFCH, o historiador Fernando Arthur Freitas Neves

Programação - Durante a manhã, questões ligadas ao atual contexto político e seus reflexos nas atividades fins das universidades brasileiras, assim como o futuro da Educação Superior pública no País serão abordados no evento pelos pesquisadores do IFCH. Nossos estudiosos vão discorrer sobre a trajetória da Universidade num regime democrático, debatendo quais são as implicações de um Estado de direito. Serão olhares da Geografia, História, Psicologia, Antropologia, Sociologia e da Ciência Política sobre a importância da democracia no cumprimento do papel da universidade pública e gratuita", complementa o professor.

A antropóloga Jane Beltrao,  docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), ressalta a importância dos investimentos para o desenvolvimento e a ampliação de pesquisas. “Precisamos, por exemplo, esclarecer que existem poucos investimentos nas pesquisas de gênero, o que afeta a maior participação de pesquisadoras na produção de conhecimento”, informa.

O psicólogo Paulo de Tarso, docente da Faculdade de Psicologia, reforça também a importância do papel da universidade na prestação de diversos serviços à comunidade externa, tais como os oferecidos pelos Hospitais Universitários. “A promoção da saúde pública é um direito do brasileiro e torna-se necessário enfatizar a importante participação dos hospitais universitários nessa área ”, afirma.

O evento contará, ainda, com a contribuição dos pesquisadores Ernani Chaves (PPGFIL), Bárbara Lou (Ciência Política), Edilza Fontes (História) e Giovane Mota (FGC)

Texto: Ascom/IFCH
Foto: Arquivo/Ascom (Mácio Ferreira)