Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Artes Visuais promove I Seminário de Cinema Audiovisual

Faculdade de Artes Visuais promove I Seminário de Cinema Audiovisual

• Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h15

Cinema e Audiovisual 2

Numa realização do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta quinta e na sexta-feira, 18 e 19, ocorre o I Seminário de Cinema Audiovisual. Com o tema “Políticas Públicas para o Audiovisual na Amazônia”, a programação tem início às 9h, na sala de projeção do Ateliê de Artes Visuais, na Faculdade de Artes Visuais, no Campus Profissional da UFPA.

De acordo com o professor Rodrigo Antonio, coordenador do seminário, a programação busca aproximar os estudantes dos debates do mercado tradicional da área. Com as políticas de regionalização do audiovisual executadas nos últimos anos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Norte foi a região que mais aprovou projetos.

O Pará é uma referência para os outros Estados, no entanto ainda há longo um caminho a percorrer na articulação política de permanência e desenvolvimento da produção na região.

“Percebemos que falta certo entendimento da política pública em sentido amplo, falta o realizador/produtor se compreender como um agente fundamental no processo de execução das ações para o setor, entender como as pautas do audiovisual são pensadas, como estão sendo articuladas, como elas chegam para quem está produzindo aqui no Estado”, admite o coordenador.

Temática – O evento surge de uma busca de aproximar Academia e mercado. Nos últimos anos, a Ancine e o Ministério da Cultura realizaram ações de regionalização nos programas de financiamento para a produção audiovisual que foram fundamentais para o desenvolvimento da produção na Amazônia, o que causou um crescimento na participação da Região Norte nesse cenário.

“Em diálogos com outros professores da faculdade, nós entendemos que seria importante começar a aproximar os alunos que estão prestes a sair da faculdade desse debate, trazer essa compreensão das políticas públicas da cultura, para eles entenderem a importância de serem protagonistas desse novo cenário”, comenta  Rodrigo Antônio.

O professor conta que os alunos do sexto semestre da disciplina Projeto I afirmaram ser importante que, ao fim da disciplina, fosse construído um espaço de debate. Além de promover a programação para estudantes que não haviam participado desses debates, por ser uma disciplina nova.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrições. Os certificados serão enviados para os e-mails dos participantes.

Conexão e capacitação – O evento se baseia nos eixos Conexão, Capacitação. Rodrigo Antonio diz que Conexão é trazer essa vivência de profissionais que estão no mercado de trabalho para os alunos da faculdade. E para Capacitação, será feito um pitching – uma estratégia de negociação de projetos muito presentes em rodadas de transações do audiovisual. Como forma dos alunos vivenciarem, ainda que em simulação, um ambiente de mercado, com base nas ferramentas e nos diálogos desenvolvidos em sala de aula.

“A ideia é: passamos duas disciplinas desenvolvendo projetos de curtas-metragens,  desde a ideia até o dossiê final. Será feita uma simulação de mercado em que os alunos vão apresentar esses projetos, em formato de pitching, para uma banca. E essa vai escolher dois dos sete projetos para serem executados aqui, na faculdade”, complementa o professor.

I Seminário de Cinema Audiovisual
Datas: 18 e 19 de outubro
Horário: 9h
Local: na sala de projeção do Ateliê de Artes Visuais, na Faculdade de Artes Visuais – Setor Profissional