Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba exibe o documentário “Gapuiando: identidades e saberes do rio-mar de Abaeté”
Início do conteúdo da página

Campus de Abaetetuba exibe o documentário “Gapuiando: identidades e saberes do rio-mar de Abaeté”

  • Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 15h52

Guapuiando

Para promover o debate sobre processos educativos e culturais em interlocuções com práticas sociais de povos tradicionais de regiões amazônicas, será realizada, nesta quinta-feira, 18 de outubro, a exibição pública do documentário Gapuiando: identidades e saberes do rio-mar de Abaeté. O evento, que terá inicio às 9h, vai ocorrer no Auditório Cabanagem, no Campus de Abaetetuba, e contará com um bate-papo com a participação de representantes da comunidade acadêmica, da comunidade local e de produtores do documentário.

O Guapuiando constituiu-se de uma experiência formativa com os saberes das águas, e a pesquisa buscou ser um elemento motivador para uma releitura da cultura e da educação vista como diálogo sociocultural. Segundo Lina Gláucia Dantas Elias, produtora associada, a razão para a escolha da temática foi ampliar o saber como um todo. “A temática envolve a discussão do saber, da cultura, da mobilização e da educação promovida socialmente”, afirmou Lina Elias.

Considerada a cidade dos homens fortes e valentes, Abaetetuba foi a escolhida para ser temática do documentário. O processo de produção de Gapuiando foi elaborado por meio de estudos das comunidades de Abaetetuba. “Todo o processo de pesquisa direcionado à comunidade durou cerca de 2 anos e o documentário, elaborado em uma semana”, afirmou Lina Elias. Para participar do evento, de exibição do filme, não há necessidade de inscrições.

Documentário: O documentário foi realizado por Francisco Weyl, doutorando em Artes (Faculdade Belas Artes – Universidade do Porto), mestre em Artes e especialista em Semiótica (UFPA), bacharel em Cinema (ESAP-Porto), no âmbito da pesquisa da professora Eliana Campos Pojo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que produziu a obra, com Lina Gláucia Dantas Elias e Vivian da Silva Lobato. O documentário navega o rio-mar de Abaetetuba, onde a vida atravessa e é atravessada pelas águas, e o rio exerce uma prática social no trabalho, no lazer, no movimento das embarcações.

Para assistir ao documentário, é só clicar aqui.

Serviço:
Exibição Pública do documentário Gapuiando: identidades e saberes do rio-mar de Abaeté.
Data: 18 de outubro. 
Horário: às 9h
Local:  Auditório Cabanagem, no Campus de Abaetetuba

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página