Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fiespa debate com órgãos do governo estadual ações de incentivo à ciência e à inovação tecnológica
Início do conteúdo da página

Fiespa debate com órgãos do governo estadual ações de incentivo à ciência e à inovação tecnológica

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h01

22.10.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes 43

Representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) receberam, nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET), Alex Fiúza de Melo, e o diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Antônio Ximenes Barros. O objetivo da reunião, realizada no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), foi debater com os gestores de órgãos do governo estadual ações de incentivo à ciência e à inovação tecnológica.

22.10.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes 6 373x212Desde o ano passado, o fórum vem estabelecendo parcerias para o fortalecimento de suas ações em inovação no Estado, e entre as cooperações firmadas está a da Sectet. Nesse encontro, o titular da Secretaria, Alex Fiúza de Melo, falou sobre o andamento de programas e de projetos que compõem a Agenda do Pará 2030 e sugeriu ao fórum como obter um melhor aproveitamento dos recursos para investimentos em ciência e inovação.

Alex Fiúza de Melo também apresentou na reunião o Projeto de Lei que regulamenta a destinação de 20% da compensação mineral a que o Estado tem direito para o desenvolvimento científico e tecnológico. O gerenciamento desses recursos estará sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A Assembleia Legislativa aprovando esse projeto e o governador sancionando, nós vamos ter recursos multiplicados para os próximos anos de uma fonte que é estável e crescente, que é a cadeia mineral, que gera royalties, e um percentual vai ser destinado a isso”, afirmou o secretário. 

22.10.2018 Forum FIESPA Foto Alexandre de Moraes 26 373x212O vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, considera o Projeto de Lei muito positivo, porque garante que as ações em ciência e tecnologia não sejam apenas uma política de governo, mas de Estado, permitindo que as instituições avancem. Ele também propôs para as próximas reuniões uma discussão mais ampla referente aos programas de apoio à pesquisa da Fapespa. “A Fundação tem que ser a nossa referência no apoio do desenvolvimento da ciência na Amazônia. É preciso que os pesquisadores tenham a Fapespa como nossa referência no Estado, e por isso os entraves burocráticos não podem impedir que a gente avance.”

O presidente da Fiespa em exercício, Sérgio Mendes, também fez um balanço das atividades realizadas pelo fórum e destacou os encaminhamentos para as ações no próximo ano. “Ficou claro, para nós, que as instituições precisarão construir seus ecossistemas de inovação e, dessa forma, contribuir para o círculo virtuoso que se pretende alcançar, envolvendo governo, instituições de ensino e pesquisa e terceiro setor. Se nós não buscarmos os arranjos institucionais necessários à inovação e alinharmos a esse projeto maior, nós teremos pouco a contribuir. Portanto fica uma espécie de compromisso do fórum para avançar nas discussões políticas”, finalizou.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página