Página inicial > Ultimas Notícias > VI CIELLA debate as Fronteiras e Diversidades Amazônicas, de 5 a 9 de novembro

VI CIELLA debate as Fronteiras e Diversidades Amazônicas, de 5 a 9 de novembro

• Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 15h53

VI CIELLA

Focalizando aspectos como a variação e diversidade linguística, literária, cultural e étnica, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) promove o VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (VI CIELLA). Com o tema Fronteiras e Diversidades Amazônicas, o evento ocorre na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, entre os dias 5 e 9 de novembro.

O evento promove a discussão e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de linguagem e literatura. Além de oportunizar um momento para que professores e alunos possam  compartilhar resultados de suas pesquisas na área dos Estudos Literários e Linguísticos.

A dinâmica do congresso congregará vários atores sociais, para estabelecer um intercâmbio efetivo entre a Academia e as comunidades envolvidas, garantindo maior circulação dos resultados de pesquisas. Para isso, diversos convidados com vasta experiência foram chamados para o VI CIELLA. Confira a lista completa.

De acordo com a professora Sandra Job, é importante ter um espaço dentro  de um grande evento como o  CIELLA, para que, assim, autores e autoras possam lançar e expor produções. “Ao longo do evento, muitas pessoas de diferentes localidades passam por aqui, ou seja, o CIELLA acaba sendo uma vitrine para as nossas obras, e isso é muito bom”, opina.

Convidados e inscrições – Até 5 de novembro, inscrições para minicursos estão abertas. Ouvintes podem se inscrever até a data do evento. Interessados podem se cadastrar e conferir taxas e prazos aqui.

Obras – Entre as obras que serão lançadas no evento está Eles não querem um vendedor triste. Sandra Job, autora da obra junto com alguns alunos do Campus de Breves, afirma que o livro é uma obra viva, por trazer a vida de pessoas não fictícias.

“Segundo um dos autores, Carlos Custódio, as pessoas vão encontrar um texto agradável, de fácil leitura e compreensão, por meio do qual se pode conhecer o quanto o marajoara trabalha, luta, como faz para sustentar os seus”, explica a professora.

Experiência – Carlos conta que a experiência foi gratificante, pois, ao ir a campo para realizar as entrevistas com as mulheres que trabalham com lixo reciclável, ele acabou aprendendo muito. “A partir das narrativas delas, umas engraçadas, outras nem tanto, acabei vendo que o que elas fazem é um  trabalho honesto como tantos outros e, por isso, devem ter o merecido respeito.”

Outra autora, Marcilene Almeida revela que pode trabalhar  de perto com uma religião sobre a qual tinha várias dúvidas e preconceitos. Por conta dessa vivência, ela diz ter aprendido a respeitar e aceitar que a umbanda é uma religião como  qualquer outra e "essa experiência me ajudou a ser mais humana, a respeitar mais o que não é meu espelho."

Histórico – Realizado pela primeira vez em 2007, o Congresso chega à sua sexta edição como um evento consolidado em níveis nacional e internacional, fruto do amadurecimento do PPGL como sede de discussões em diversas áreas dos estudos da linguagem. Para se inscrever,  clique aqui.

Data: entre os dias 5 e 9 de novembro
Local: Universidade Federal do Pará, Campus Belém
Inscrições: interessados podem se cadastrar e conferir taxas e prazos aqui.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA