Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes do curso de Farmácia realizam o primeiro Simpósio em Doenças Neurodegenerativas

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h58

I Simpósio sobre Doença2

A Turma 2015 do curso de Farmácia da UFPA vai realizar, no dia 23 de novembro, a partir das 8h, o primeiro Simpósio em Doenças Neurodegenerativas (DN).  O evento, que contará com a presença de profissionais de diversas áreas da saúde, tem o objetivo de mostrar as perspectivas, os diagnósticos e os  tratamentos das DNs, com foco na abordagem multidisciplinar. O simpósio será realizado no Auditório Doutor Ronaldo de Araújo, do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, e segue com inscrições abertas.

“As doenças neurodegenerativas são condições debilitantes que resultam na degeneração progressiva e/ou morte de células nervosas. Esta degradação causa problemas com o movimento ou com o funcionamento cerebral, originando a demência”. Nesse contexto, surgiu o interesse em promover esta discussão, acerca de um tema de grande relevância e impacto para a sociedade em geral e para a comunidade acadêmica, explica uma das coordenadoras do evento, Lyzandra Santos.

Programação - Segundo os organizadores, a programação será um espaço de formação acerca de temas ainda pouco explorados no ambiente acadêmico. O credenciamento começará às 8h e segue até às 8h30. Logo após, iniciam-se as palestras. A primeira palestra será sobre Neuroinflamação nas Doenças Neurodegenerativas e será ministrada pelo doutor Enéas Fontes. Em seguida, às 9h30, o mestrando em doenças neurodenegerativas, Anderson Valente, ministrará a palestra sobre a doença de Parkinson. Na sequência, às 10h30, iniciará o coffebreak. Para finalizar as atividades programadas para a manhã, às 10h45, inicia-se a conversa sobre a doença de Alzheimer, ministrada pela enfermeira Mila Silva.

As atividades na tarde terão início às 13h30. O tema será a Esclerose Múltipla, dirigida pelo residente em Neurologia Erlon Andrade. Na sequência, às 14h30,  inicia-se a discussão sobre os aspectos nutricionais nas Doenças Neurodegenerativas, dirigida pela nutricionista Raíssa Fernandez. Logo após, às 15h30, o simpósio finalizará suas atividades com a discussão sobre a reabilitação das DNs, com a terapeuta Wiviane Pereira.

Inscrições - As inscrições seguem até o dia do evento ou até quando as vagas acabarem e podem ser realizadas por meio de contato telefônico (981004393, 981159411 ou 984914748) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor da inscrição é de R$15,00 reais para os acadêmicos e R$20,00 reais para os profissionais. O simpósio fornecerá certificado de 12h de carga horária aos participantes.

I Simpósio em Doenças Neurodegenerativas
Data: 23 de novembro
Hora: das 8h às 16h30.
Contato para inscrição: 981004393, 981159411 ou 984914748.
Local: Auditório Dr. Ronaldo de Araújo, do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Texto: César Filho - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google