Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA

Inscrições abertas para a XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA

• Publicado: Quinta, 15 de Novembro de 2018, 12h48

XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA 1

A Biomedicina é o estudo com foco na pesquisa em prol da conservação da vida, das funções vitais e das condições ambientais. Com o objetivo de promover o debate acerca desses estudos, o Centro Acadêmico de Biomedicina (CABM)  realizará, no período de 10 a 14 de dezembro, a XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA. O evento vai acontecer às 14h, no Auditório Setorial Básico II, e abordará o tema “O papel do Biomédico como fomentador da Pesquisa e da Saúde na Amazônia”.

Direcionada a alunos e a profissionais da área da saúde e a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre a Biomedicina e suas habilitações, a semana contará com palestrantes renomados em diversas áreas das Ciências Biológicas, bem como representantes do Conselho Regional de Biomedicina e da Academia Paraense de Biomedicina. A programação do evento é composta por minicursos teóricos e práticos com diferentes temáticas, além de um espaço para apresentação de trabalhos científicos, sendo que os três trabalhos mais bem avaliados receberão premiação.

Segundo a vice-presidente do CABM, Luana Carvalho Martins, debater o tema é importante para entender o papel do biomédico. “Os biomédicos que vivem e trabalham na Amazônia estão inseridos em um contexto diferente do de outras regiões. A partir disso, o Centro Acadêmico buscou os profissionais da área para entender o seu papel e como seu trabalho impacta, direta ou indiretamente, na realidade da população amazônica, tanto no que diz respeito à ciência quanto em relação à saúde”, afirmou Luana Martins.

A Semana Acadêmica objetiva proporcionar um ambiente prático e teórico sobre as áreas da biomedicina.  As palestras e os minicursos serão ministrados por professores com pesquisas de grande importância para a Amazônia. Um exemplo disso são projetos relacionados à pesquisa de doenças raras na Amazônia, bem como pesquisas voltadas à busca de compostos bioativos regionais capazes de agir farmacologicamente no tratamento de doenças endêmicas na região, como leishmaniose, malária, câncer de colo de útero, entre outros.

Inscrições - Os interessados poderão realizar sua inscrição, até o dia do evento. O investimento é de trinta reais no primeiro lote; e para grupo de cinco pessoas, o valor da inscrição é de vinte e cinco reais por indivíduo, sendo conferida carga horária de trinta horas pela participação no evento, além da carga horária dos minicursos. As inscrições podem ser feitas por e-mail, com os dados do ouvinte e, em anexo, o comprovante de pagamento ou, também, de forma presencial entrando em contato com o número (98162-1433).

Homenagens aos biomédicos - O CABM promoveu entre os dias 9 e 26 de outubro, uma pesquisa para escolher biomédicos a serem homenageados durante a XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA. A escolha foi feita não apenas pela qualidade do pesquisador, mas também, principalmente, pela importância de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores que receberam o maior número de votos serão homenageados no último dia da semana.

XV Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPA
Data:  10 a 14 de dezembro