Página inicial > Ultimas Notícias > História da Matemática é tema de curso promovido por projeto de extensão

História da Matemática é tema de curso promovido por projeto de extensão

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 15h34

Curso matemáticaCom o tema “Pesquisa em História da Matemática”, será realizado, no dia 7 de dezembro, das 8h30 às 18h, o Curso Pesquisa em História da Matemática. O evento vai ocorrer no auditório do IEMCI na UFPA e contará com a presença do professor Gert Schubring, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o qual lançará seu livro Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?. A inscrição será realizada no local e haverá certificado.

O curso, que faz parte do Projeto de Extensão “Ciclo de Palestras Ciência, Cultura, História, Educação”, é direcionado aos professores do Ensino Superior e da Educação Básica, além de estudantes de Pós-Graduação em Matemática, Educação Matemática e áreas afins. O encontro objetiva possibilitar leituras e discussões sobre o desenvolvimento histórico e conceitual de temas relacionados à Ciência, à Cultura, à Matemática e à Educação.

Para os coordenadores do projeto, professores Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes, ambos da UFPA, a importância da realização do referido curso está em proporcionar um espaço para o debate acerca do ensino. “O debate é importante por oferecer subsídios para a formação de professores e pesquisadores na área de História da Matemática e suas implicações no ensino de Matemática na educação básica e superior”, afirmou Iran Abreu Mendes.

Inscrições – Quem desejar participar do evento pode realizar a inscrição no lEMCI com o pagamento de uma taxa de R$ 25,00 reais, que dará direito a um exemplar do livro Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?, que será lançado por Gert Schubring, autor e ministrante do curso. Aos participantes, também haverá emissão de certificado com carga horária correspondente a 10 horas, além de autógrafos do autor do livro.

Sobre o livro - Escrito por Gert Schubring, Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?, da Editora Livraria da Física, publicado em 2018, faz uma análise sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos números negativos e seu processo de institucionalização e inserção na comunidade científica. O autor focaliza o assunto como um caso revelador para a importância de reflexões histórico-epistemológicas acerca da Matemática, com contribuições para a formação conceitual e didática do professor de Matemática.

Curso Pesquisa em História da Matemática
Data: 7 de dezembro
Hora: 8h30 às 18h
Local: Auditório do IEMCI-UFPA
Certificação: contabilizará 10h de horas extras.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA