Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação realiza inscrições para as vagas do Ensino Fundamental

Escola de Aplicação realiza inscrições para as vagas do Ensino Fundamental

• Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 17h42

ESCOLA DE APLICAÇÃO FOTO MARI CHIBA

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAP) realiza, nesta quinta-feira, 17 de janeiro, as inscrições para as vagas das turmas do Ensino Fundamental I e II, do ano letivo de 2019. Para as turmas do primeiro ao quinto ano, a inscrição será realizada das 8h30 às 15h, na biblioteca, enquanto as inscrições para as turmas do sexto ao nono ano serão realizadas das 14h às 17h, no Salão Cinza, no bloco do Ensino Médio.

Para realizar a inscrição, o representante legal deverá fornecer, no dia 17 de janeiro, no horário e nos locais indicados para cada ano, Certidão de Nascimento (cópia e original), comprovação de educação em creche ou pré-escola para o 1º ano do ensino fundamental, comprovação de Conclusão de Escolaridade da série anterior para o sorteio do 2º ao 9º ano e laudo médico atualizado (cópia e original), nos casos de candidatos com deficiência.

Para realizar a inscrição, o representante (pai, mãe, tutor ou voluntário) deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e ser maior de idade. Além da documentação, o representante voluntário deverá comparecer com uma procuração assinada pelo responsável legal e autenticada em cartório. O modelo de procuração será disponibilizado no protocolo da EAP da UFPA.

Ensino Fundamental I - Poderão concorrer às vagas para cada classe crianças com 06 anos completos ou a completar até 31 de março (primeiro ano), 07 anos (segundo ano), 08 anos (terceiro ano), 09 anos (quarto ano) e 10 anos (quinto ano), nesses quatro casos, com idades completas, a completar até 31 de dezembro ou com idade inferior. Para compor o cadastro reserva, serão sorteadas 20 vagas para as turmas do primeiro ao terceiro ano. Jjá para o quarto e o quinto, a reserva é de 35 vagas.

Ensino Fundamental II – Para o sexto ano, serão disponibilizadas 20 vagas para candidatos com 11 anos completos até 31/03/2019 ou com idade inferior, e uma vaga para candidatos (as) com deficiência. Bem como serão sorteadas 20 vagas para compor o cadastro de reserva e uma para compor o cadastro de reserva para candidatos (as) com deficiência.

Do sétimo ao nono anos, estarão disponíveis duas vagas por turma, além do sorteio de 10 vagas para o cadastro reserva de cada ano. Para o sétimo ano, podem ser inscritos candidatos com 12 anos; para o oitavo ano, alunos com 13 anos; e para o nono ano, alunos com 14 anos. Em todos os casos, são aceitos candidadotos com idade a completar até 31 de março de 2019 ou com idade inferior.

Sorteio – Os sorteios para as vagas do Ensino Fundamental I e II serão realizados no dia 23 de janeiro, no Salão Vermelho da Escola de Aplicação da UFPA, situado nas instalações do Ensino Fundamental I. As vagas do 1º ao 5º ano serão sorteadas às 9h, já as vagas disponíveis do 6º ao 9º terão sorteio realizado às 15h.

No momento do sorteio, será obrigatória a presença do responsável legal para que a criança sorteada receba o kit de matrícula com: ficha de matricula; ficha de serviço médico/odontológico; ficha da Coordenação pedagógica do Ensino Fundamental I; Termo de Responsabilidade; lista de material e informativo 2019.

Matrícula – Está marcada para os dias 11 e 12 de fevereiro a matrícula dos candidatos aprovados para cada vaga. Os sorteados para o o Ensino Fundamental I devem comparecer no horário das 8h às 13h, na Coordenação do Ensino Fundamental I, enquanto os habilitados para o Ensino Fundamental II devem comparecer no horário das 14h às 17h, na Coordenação do Ensino Fundamental II.

No ato da matrícula, o representante da criança deverá levar as fichas do kit de matrícula, comprovação de conclusão de escolaridade da série anterior, cópia e original do comprovante de residência e 05 fotos 3x4 recentes, e para os estudantes do 6º ao 9º anos, uma resma de papel A4 e cinco cadernos de papel pautado, para os trabalhos escolares do ano letivo. O candidato cujo representante legal não comparecer para efetivar a matrícula perderá a vaga.

EAP – A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará é uma unidade acadêmica especial pertencente à UFPA. A unidade visa operacionalizar sua prática pedagógica com base na pluralidade metodológica. Eixos como interdisciplinaridade, multiculturalismo, educação inclusiva são vertentes constitutivas do fazer pedagógico. Fazer que se realiza a partir da compreensão de que a busca de ações inovadoras é o principio que deverá contribuir para a formação de sujeitos críticos e autônomos.

Edital da Escola de Aplicação (EAP) - Ensino Fundamental I e II

Data: 17 de janeiro (quinta-feira)
Local: Escola de Aplicação da UFPA.
Edital Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mari Chiba