Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário encerra Ciclo de Debates Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense
Início do conteúdo da página

Seminário encerra Ciclo de Debates Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense

  • Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 15h32

Ciclodedebates PPGArtes

O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), promove, nesta quinta-feira, 14, o encerramento do seu Ciclo de Debates. Com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), do curso de Artes Visuais e da Faculdade de Artes Visuais (FAV), o evento ocorrerá no auditório do Atelier de Artes da FAV, no Campus Profissional da UFPA. O Ciclo de Debates tem como tema “Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense”

A expectativa para o evento, segundo a professora Rosangela Britto, da FAV, é proporcionar uma conferência centrada em discussões de memória e questões de gênero e étnico-raciais. O seminário de encerramento contará com a presença de professores da Educação Básica e das instituições de ensino, assim como professores dos cursos de Artes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). “Neste seminário, objetivamos lançar um olhar crítico sobre a realidade da sala de aula de Artes na Educação Básica e Superior sobre o tema”, afirmou.

Programação – O evento terá início às 9h30, com a palestra “Arte, Educação e Memória: caminhos e descaminhos do movimento das imagens”. Às 14h, após o intervalo para o almoço, ocorrerá a mesa de debates com o tema “Ensino/Aprendizagem em Artes: Polivalência ou interdisciplinaridade e as abordagens Étnico-racial e de Gênero”. A partir das 16h15, vai ocorrer a mesa final do evento, com o tema “Abordagens étnico-racial e Gênero: da invisibilidade à visibilidade no campo da Arte”.

Ciclo de Debates – Com o tema “Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense”, a realização teve como objetivo preparar os participantes para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questão de Gênero, que ocorreu no mês de fevereiro. Segundo participantes, o ciclo de debates foi importante para discussão de desigualdades, silenciamentos, diversidades, conhecimento de artes e métodos de ensino das artes visuais na Amazônia.

Para a professora Rosangela Britto, as mesas e as palestras do Ciclo de Debates, com o apoio do material bibliográfico e dos vídeos, propiciaram a realização de uma reflexão crítica e coletiva. “Os debates que surgiram nos encontros nos possibilitaram ter uma visão panorâmica acerca das inquietações e dos desafios advindos da sala de aula de Artes na Educação Básica e Superior da nossa região. A aproximação da UFPA com os professores da Educação Básica, os artistas, os gestores culturais e os estudantes da graduação e da pós vem ampliando as possibilidades de trocas de saberes artísticos, culturais e pedagógicos. E as práticas educativas numa perspectiva decolonial são o foco para construir propostas pedagógicas intercultural no campo da Arte.”

Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina  – O evento, que acontecerá em São Paulo, pretende intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional. Para Rosangela Britto, o congresso facilita um aprofundamento da temática proposta, uma vez que conta com a presença de teóricos de diversos países da América Latina, além de pesquisadores, docentes e discentes locais.

Serviço:
Seminário de encerramento do Ciclo de Debates Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense
Local: Auditório do Atelier de Artes da Faculdade de Artes Visuais (FAV)
Data: 14 de março
Hora: 9h30

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página