Página inicial > Ultimas Notícias > Associação de Discentes com Deficiência prepara recepção para colouros PcD

Associação de Discentes com Deficiência prepara recepção para colouros PcD

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h02

ADDAlguns usam as mãos para falar. Outros usam as mãos para enxergar. Muitos usam as tecnologias para se adaptar ao mundo, para conviver e para aprender. Dezenas de universitários que são Pessoas com Deficiência (PcD) frequentam, diariamente, a Universidade Federal do Pará (UFPA), e os calouros PcDs já começam a chegar aos campi. Para recebê-los e facilitar sua integração à comunidade universitária, um evento especial será realizado nesta sexta-feira, 15 de março.

A programação de recepção e integração dos calouros que são pessoas com deficiência é organizada pela Associação de Discentes com Deficiência da UFPA (ADD-UFPA). Por isso será realizada na recém-adquirida sede do grupo na sala “D2” do bloco de pavilhões do Setorial Básico da Universidade.

Todos podem participar - “O evento dura o dia todo e podem participar não apenas os calouros PcD como todos os interessados em inclusão ou os que desejam se preparar melhor para interagir e conviver com colegas que são cegos, surdos ou usuário de cadeiras de rodas, por exemplo”, conta Rosi Lobo, uma das diretoras da ADD/UFPA.

Pela manhã, a partir das 8h, a roda de conversa sobre “Diversidade, Direitos e Inclusão na Universidade” conta, nada mais, nada menos, com representantes das Associações de Alunos Estrangeiros da UFPA (AEE), Discentes Quilombolas (ADQUFPA), dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA) e da Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (OLIVIA).

Minicurso de Introdução ao Braille - A partir das 14h, o minicurso “Orientações Básicas sobre Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual” será apresentado pela mestranda Rityely Silva, do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, que vai mostrar recursos didáticos que favorecem a aprendizagem de alunos com baixa visão e ainda apresentará o programa NVDA, usado em sala de aula.

Por outro lado, Jordan França, estudante de Ciências Sociais da UFPA, vai apresentar o Programa DOSVOX, principal sistema usado pela seção Braile da Biblioteca Central da UFPA, por exemplo. E não acaba aí, Siblya Gomes, aluna cega e estudante de História da UFPA, vai, ainda, ministrar um minicurso de Introdução ao Braille.

Há emissão de certificados em cada etapa da programação, que encerará ás 17h, com um coffee break cultural. Nele, o destaque é a apresentação de voz e violão de Alcides Junior, aluno cego do curso de Biblioteconomia da UFPA.

De portas sempre abertas - O evento também é uma chance de conhecer a sede da ADD/UFPA e também de “interagir com outros estudantes que são PcD na Instituição. Por isso, em muitos sentidos, é um primeiro passo nesse processo de integração e de valorização da diversidade. Nossa sala está sempre aberta a todos. Sejam eles PcD, não PcD, indígenas, quilombolas e todos os interessados neste tema tão importante, que é a diversidade”, assegura Rosi Lobo.

Outra forma de interagir com a Associação dos Discentes com Deficiência da UFPA (ADD/UFPA) é acompanhando o perfil oficial do grupo, nas redes sociais.

Inscrições para Evento de Recepção e Integração dos Calouros PcD da UFPA.
Realização: Dia 15 de março, na sede da ADD/UFPA, localizada na sala 2 do Bloco “D” dos antigos pavilhões de aula que ficam no Setorial Básico da UFPA.
Inscrições pelo formulário on-line.
Perfil oficial da ADD/UFPA.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da ADD/UFPA.
Foto: Arquivo/UFPA