Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro debate a participação das mulheres nas diversas áreas das Ciências
Início do conteúdo da página

Encontro debate a participação das mulheres nas diversas áreas das Ciências

  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h57

Mulheres na Ciência

Com o objetivo de debater a importância da participação feminina nas diversas áreas das Ciências e falar sobre os feitos de mulheres renomadas na área, o Grupo Manas Digitais vai promover o encontro "Mulheres nas Ciências". A reunião será realizada no dia 22 de março, às 8h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e contará com palestras, rodas de conversa e oficinas. O evento é gratuito, aberto ao público e está com inscrições abertas.

A proposta do encontro é refletir sobre as mudanças no cenário atual em que meninas não são encorajadas a trabalhar nas Ciências e Tecnologia. Para Danielle Costa Couto, professora da UFPA do Campus Ananindeua, a proposta é que este debate tenha o poder de “despertar o interesse de meninas, de maneira que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação”, explica Danielle Costa.

Programação - O evento terá início com a palestra "Análise da participação feminina nas carreiras das STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)", que será ministrada por Regiane Kawasaki, vice-diretora da Faculdade de Computação da UFPA.

Haverá, também, duas rodas de conversa: a primeira sobre o Programa Meninas Digitais SBC, com a participação de Danielle Couto (coordenadora do Manas Digitais), Gabryella Silva (colaboradora do Manas Digitais) e Katia Silva (representando Paragobyte Girls); e a segunda, sobre Mulheres nas Ciências Exatas, com a participação de Joyce Kelly Silva (diretora da Faculdade de Biotecnologia UFPA), Joelma Morbach (diretora da Faculdade de Matemática UFPA) e Helena Rocha Pedagoga, do IFPA.

Também haverá oficinas que serão realizadas pela parte da tarde, no Laboratório de Informática do ICEN, na UFPA. Ao todo, serão três oficinas, com os temas: “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos”, com Ingrid Mendes (especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais); “Geotecnologias com Drones”, com Tatiana Pará (especialista em Geotecnologias) e “Programando aplicativos móveis Android utilizando o App Inventor”, que será ministrado pela Equipe Laboratório de Sistemas Telefônicos, do IFPA.

Manas Digitais – O grupo realiza práticas de caráter motivacional e informativo com aluna(o)s de Ensino Médio da Região Metropolitana de Belém, visando, principalmente, à equidade de gênero nas carreiras e nos cursos de Computação. O projeto visa à realização de atividades motivacionais, informativas e integradoras da participação feminina, tais como oficinas, cursos, palestras e workshops, com aluna(o)s de Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre conteúdos, disciplinas e carreiras das áreas Tecnológicas e da Computação.

Serviço:
Encontro Mulheres nas Ciências
Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)
Data: 22 de março
Horário: das 8h às 18h
Para realizar inscrições, acesse aqui.  

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página