Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música promove aula inaugural do curso de Canto Gregoriano

Escola de Música promove aula inaugural do curso de Canto Gregoriano

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h03

Canto gregoriano Prof. Andre Gaby

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) realiza, neste sábado, 16 de março, a aula inaugural do curso de Canto Gregoriano. O encontro será ministrado pelo professor da EMUFPA André Gaby, mestre em Canto Gregoriano. A aula ocorrerá no auditório do Polo Mercedário da UFPA, às 9h, e as inscrições serão feitas no local.

O curso objetiva introduzir aspectos técnicos iniciais para quem deseja cantar, além de divulgar o repertório gregorianos e ressaltar a sua importãncia. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas direcionadas a qualquer pessoa interessada em aprender o repertório deste estilo musical, mesmo aquelas que nunca estudaram música.

“Esta primeira aula será uma apresentação do curso. Nela será esclarecido o que é o canto gregoriano, aspectos históricos, sua importância na atualidade, entre outros assuntos introdutórios. Será um curso de caráter prático, em diálogo com o ambiente do Convento Mercedário, local propício para o aprendizado e exercício”, explica o professor André Gaby.

E a escolha do local para o curso tem explicação especial. “Minha pesquisa de doutorado é sobre o cantochão, que é uma das denominações do canto gregoriano, praticado no Convento dos Mercedários do Pará. Entre os séculos XVII e XVIII, este local foi espaço desta prática musical riquíssima e faz parte também da nossa tradicional cultural belemense”, completa o professor.

Escola Livre de Música da EMUFPA – O Curso de Gregoriano será uma das ações do projeto “Escola Livre de Música” do Pólo Mercedário, projeto idealizado pela Escola de Música da UFPA, Coordenação do Pólo e Reitoria. O projeto contará com cursos, além de palestras e apresentações musicais. Em breve a programação integral será divulgada.

O Pólo Mercedário da UFPA foi o espaço escolhido pela UFPA para o desenvolvimento das mais diversas atividades artísticas e culturais, e hoje conta com funcionamento do recente curso de graduação em restauro, e a partir deste sábado, com o Curso de Canto Gregoriano.

Aula Inaugural do Curso de Canto Gregoriano
Local: Auditório do Polo Mercedário da UFPA