Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Soure promove Dia do Calouro para estudantes de Biologia e Letras

Campus Soure promove Dia do Calouro para estudantes de Biologia e Letras

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h22

Semana do Calouro Soure

Visita aos laboratórios de Biologia, apresentação da campanha “zero descartáveis”, depoimento de ex-alunos, trote de inglês com música. Essas foram algumas das ações promovidas pelas Faculdades de Ciências Biológicas e Letras-Língua Inglesa, no Dia do Calouro do  Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. O evento foi realizado na segunda-feira, 11 de março, com a finalidade de recepcionar os novos estudantes do campus.

Semana do Calouro Soure 4O diretor da Faculdade de Letras-Língua Inglesa, Jhonatan Rabelo, explicou as ações que foram realizadas para os calouros do curso: “A programação de Letras ocorreu por meio de um tripé. O primeiro objetivo foi oferecer para eles orientações sobre a vida acadêmica e os pontos principais do regulamento do ensino da graduação, por meio do qual eles tiveram noções de direitos e deveres dentro da Universidade.No segundo ponto, nós fizemos um panorama geral do curso, com nossos planos e projetos e, para concluir, nós contamos com depoimentos de ex-alunos e veteranos que falaram das dificuldades, dos sonhos e deram dicas de como se preparar para o mercado de trabalho”, relatou o professor.

A programação, que envolveu alunos, técnico-administrativos, docentes, bolsistas e coordenação geral, ainda contou com um trote musical em que os novos discentes foram desafiados a cantar músicas em inglês em um Karaokê. Para a caloura de Letras, Viviane Cardoso, a experiência foi muito interessante. “Eu achei que seria algo bem mais sério e rápido, mas foi muito descontraído e dinâmico.”

Semana do Calouro Soure 2Trote sustentável - Os alunos de Biologia tiveram uma programação diferente. “Nós apresentamos o que nós fazemos dentro da Biologia, quais são as linhas de pesquisa e os laboratórios que há na instituição, além da programação clássica, que é o trote consciente, quando fizemos uma proposta de lanche sustentável, que são lanches que não produziram lixo e, depois disso, o trote consciente contou com a leitura da petição. Foi construída uma carta contextualizando a problemática do plástico e pedindo para as autoridades do município e das outras instituições, em todas as esferas, que se tornassem parceiras e começassem a aderir a esta campanha”, explicou a coordenadora da Faculdade de Ciências Biológicas, Cinthya Arruda.

O lanche sustentável, a conversa de roda e o trote do documento lido foram ações promovidas pelo Grupo de Educação Ambiental Puxirum, coordenado também pela professora Cinthya Arruda. “O grupo de educação ambiental traz esta proposta de levar esses conhecimentos, que já estão sendo divulgados pela ciência da problemática do lixo e de discutir questões de consumo consciente e de alfabetização ecológica. O Grupo Puxirum é aberto, não envolve só estudantes, qualquer pessoa da sociedade civil pode participar”,  afirmou a professora.

Os setores administrativos também tiveram um espaço no Dia do Calouro. Assessoria de Comunicação, Assistência Estudantil, Departamento de Extensão, Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), Laboratório de Informática e Vice-Coordenação Geral, por meio dos seus respectivos representantes, falaram sobre o que cada setor faz na Instituição, quem faz parte da equipe e onde estão localizados os departamentos.

Texto e Fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure