Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto “Arte e Cultura em Quadrinhos” lança revista “Meu Círio”

Projeto “Arte e Cultura em Quadrinhos” lança revista “Meu Círio”

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 15h07

lançamento Meu Círio

O Projeto “Arte e Cultura em Quadrinhos” lançará, no dia 22 de março, a publicação “Meu Círio”, que busca ressaltar a influência do Círio de Nazaré na identidade cultural do paraense. Publicada pela editora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e com o apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), a obra será lançada na Casa das Artes, às 18h.

Segundo o professor Ricardo Ono, organizador da publicação “Meu Círio”, a revista tem como objetivo preservar a importância do Círio de Nazaré na construção da identidade cultural e afetiva da população paraense, por meio de sua divulgação e valorização em uma coletânea de memórias afetivas. “O tema escolhido se deve ao amplo espectro que o Círio alcança dentro do imaginário coletivo, seja como momento de reflexão religiosa, confraternização familiar, manifestação cultural ou mesmo oportunidade para o lazer. Daí a escolha dos autores também, de 8 a 48 anos, e de estratificação bem ampla”, explica.

Ricardo Ono ressalta que a ideia de publicar os quadrinhos surgiu diante da oportunidade proporcionada pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura, uma vez que os quadrinhos são uma forma de comunicação tão importante quanto outros meios e mídias, mas com uma linguagem diferenciada, o que pode torná-lo mais acessível. “Por sua característica mais visual e lúdica, a linguagem é mais atraente para crianças e jovens. Podendo, desta forma, comunicar quaisquer saberes.”

Premiada no VI Prêmio Proex de Arte e Cultura, uma promoção da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a coletânea em quadrinhos possui 16 autores, que incluem discentes, alunos egressos da UFPA e outros representantes da comunidade.

Outros quadrinhos – Em 2015, Ricardo Ono publicou o quadrinho “Orientações acadêmicas”, direcionado aos calouros da UFPA daquele ano, após o professor constatar, por meio de um levantamento, que os estudantes não liam as orientações em seu formato anterior. Em 2016, o quadrinho foi reeditado.

Já em 2017, com o apoio da Casa Brasil-África, foi lançada a publicação “Africano Pai d’Égua”, com o objetivo de reduzir o preconceito e melhorar a recepção de estudantes africanos na UFPA. Idealizada pela bolsista Cristal Torres, a revista foi escrita por Ricardo Ono e desenhada por Volney Nazareno e Eliezer França.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação