Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep divulga Levantamento de Interesse na Qualificação da UFPA
Início do conteúdo da página

Progep divulga Levantamento de Interesse na Qualificação da UFPA

  • Publicado: Domingo, 17 de Março de 2019, 12h14

RESULTADO UFPA 1

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), divulga os resultados do Levantamento de Interesse na Qualificação da UFPA, realizado no período de 4 a 11 de fevereiro. O objetivo da pesquisa foi coletar informações acerca do interesse dos servidores da UFPA pela educação formal (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado), a fim de apoiá-los em suas iniciativas de aperfeiçoamento profissional.

De acordo com o relatório, 565 servidores, divididos entre técnicos-administrativos e docentes, participaram do levantamento, mas apenas 486 respostas foram válidas. Essa amostra foi significativa, representando um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4%. Os dados da pesquisa nortearão as iniciativas do Capacit para manter e expandir a oferta de vagas de qualificação para servidores, atendendo ao objetivo estratégico “Valorizar servidor com foco em resultados”, presente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA.

Dados da Pesquisa – O maior índice de respostas foi do Campus de Belém (74%), seguindo por Altamira (5%). As áreas de interesse foram agrupadas conforme as grandes áreas descritas no currículo Lattes. As mais demandadas foram: Ciências Sociais Aplicadas (41%), Ciências Humanas (29%) e Ciências Exatas e da Terra (17%). Os interessados poderão acessar os resultados do Levantamento de Interesse em Qualificação clicando aqui.

Os cursos foram coletados em pergunta aberta. A análise gerou a identificação de 104 cursos de interesse. Entre eles, apenas 21 cursos foram mais procurados. Os demais tiveram menos de 1% de respostas. O curso que apresentou maior índice de resposta foi Gestão Pública (15%), seguido de Administração (10%). Em relação à coleta dessa informação, o percentual de participantes que deram respostas incompatíveis com a pergunta proposta foi de 12%, enquanto o percentual dos que não responderam o campo foi de 5%.

Ofertas de Qualificação – O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, relata que a Progep já iniciou as negociações para oferta de vagas direcionadas às áreas mais demandadas pela pesquisa. “O levantamento nos deu informações importantes para que possamos focar nos cursos mais demandados pelos nossos servidores. Para 2019, já firmamos parceria com o ICSA para a oferta de 10 vagas no Mestrado em Economia Aplicada à Gestão Pública. Seguiremos buscando novas parcerias, em acordo com as informações da pesquisa”, declarou.

Texto: Ingrid Souza - Assessoria de Comunicação (Capacit)
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página