Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes estrangeiros têm programação de acolhimento na Semana do Calouro

Estudantes estrangeiros têm programação de acolhimento na Semana do Calouro

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 19h07

13.03.2019 Acolhimento Estrangeiros FOTO NAYANA BATISTA 11 de 11Durante a Semana do Calouro, há lugar para diferentes acolhimentos – os quais refletem bastante a diversidade linguístico-cultural existente na Universidade Federal do Pará (UFPA). Um desses foi o Acolhimento dos Estudantes Estrangeiros vinculados à UFPA, que, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), recebeu, neste primeiro semestre de 2019, um novo grupo de estudantes pelo PEC-G 2019. Além destes, foram recebidos também cerca de 30 estudantes de pós-graduação para diferentes áreas do conhecimento, que vieram cursar mestrado ou doutorado, amparados pelo PAEC-GCUB-OEA.

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado pelo governo federal em 1965, oferece a estudantes de países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Nos últimos cinco anos (2013 a 2017), a UFPA recebeu pelo menos 479 alunos estrangeiros que vieram realizar intercâmbios na Instituição.

13.03.2019 Acolhimento Estrangeiros FOTO NAYANA BATISTA 8 de 11Segundo a pró-reitora de Relações Internacionais, professora Marília de Nazaré Ferreira, a UFPA é uma instituição internacionalizada, cuja dimensão tende a se ampliar por meio de uma série de oportunidades estratégicas e perspectivas para cooperação internacional com diversos países do mundo. “A recepção de alunos do exterior não representa um ganho financeiro direto para a Instituição, no entanto há ganhos incomensuráveis em outros aspectos. Ao conhecer novas culturas, ideias, formas distintas de encarar e de resolver problemas, que, às vezes, não são comuns à nossa sociedade, pode contribuir para uma formação mais holística e rica do nosso estudante da UFPA. Ademais, cada estudante estrangeiro é um potente embaixador da UFPA em seu país, pois, ao voltar à terra natal graduado ou pós-graduado, terá sempre um passado na UFPA”, ressalta.

Entre os programas de intercâmbio de que a UFPA participa atualmente, além do já citado, na graduação há o BraMex, o BraCol, o da Plataforma Paulo Freire, e o Edital Ibero financiado pelo Santander. Já na pós-graduação, a UFPA recebe alunos de mestrado e de doutorado pelo PAEC e pelo PEC-PG, e envia alunos para o exterior pelo PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), com bolsas da Capes e do CNPq.

13.03.2019 Acolhimento Estrangeiros FOTO NAYANA BATISTA 1 de 11Novos alunos embaixadores – Entre os novos alunos estrangeiros acolhidos na UFPA nesta semana, estão estudantes de graduação de cursos como Medicina, Enfermagem, Administração, Ciências Sociais, Engenharias, entre outros, bem como novos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Os países de origem são diversos: Colômbia, Portugal, Canadá, Venezuela, Congo e Benim. A aluna de Administração Anushia Makossodelho, de Brazzaville, no Congo, inicia, este ano, sua formação na UFPA. “Desejo representar muito bem meu país. Sinto saudade da minha família, mas encontrei no Brasil pessoas maravilhosas, que me receberam muito calorosamente. Encontrei aqui uma segunda família, algo que vai me ajudar a fazer uma boa formação na UFPA”, declara Anushia.

13.03.2019 Acolhimento Estrangeiros FOTO NAYANA BATISTA 5 de 11Acolhimento – A programação do dia 13 contou com uma mesa de abertura com a presença do reitor, Emmanuel Tourinho; do pró-reitor de Ensino e Graduação, Edmar Costa; da pró-reitora de Relações Internacionais, Marília Ferreira; do pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Junior; e do representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Gustavo Melo,  além do coordenador da Casa Brasil-África, Dionísio Lázaro Baró, da coordenadora do PEC-G, Julieta Cristina Jatahy, e do presidente da Associação de Alunos Estrangeiros, Israel Hounsou.

13.03.2019 Acolhimento Estrangeiros FOTO NAYANA BATISTA 4 de 11Ao final da Mesa, iniciou a palestra “Vivências no exterior para fins de qualificação profissional”, ministrada pela professora da Faculdade de Economia (FaCEcon) Larissa Steiner Chermont.

No dia 14 de março, a programação continuou com uma roda de conversa sobre saúde mental de estudantes internacionais, com a psicóloga Nilda Maria Barata (ICJ/SAPS/UFPA); outra sobre afetos, estresse e adaptação, com a professora Milene Veloso (IFCH/UFPA); e uma última conversa sobre a importância da saúde física para o desenvolvimento do estudante internacional, com o professor João Bento Torres (ICB/UFPA).

Os programas que participaram do acolhimento para o primeiro semestre de 2019 são o Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), para pós-graduação, doutorado ou mestrado; e o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), apenas para graduação.

Texto: Elizandra Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista