Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos comemora 392 anos do Ver-o-Peso

Projeto Roteiros Geo-Turísticos comemora 392 anos do Ver-o-Peso

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 15h56

Roteiro VER O PESO 24 MAR 2019

Em comemoração aos 392 anos do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da Região Metropolitana de Belém, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA vai realizar, no dia 24 de março, uma edição especial do Roteiro Geo-Turístico do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto. Com saída da Estação das Docas, às 8h30, o evento é gratuito e aberto a todos os públicos. As inscrições devem ser feitas aqui.

Por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos, organizado pelo GGeoTur, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos busca “promover caminhadas a pé, gratuitas, no Centro Histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade”, explica a professora e coordenadora do projeto de extensão, Goretti Tavares.

Nesta edição especial em comemoração ao aniversário do Ver-o-Peso, o objetivo da organização é proporcionar aos moradores e vizinhos da região uma oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a importância social, política e econômica da área, assim como mostrar a trajetória de uns dos principais pontos turísticos da capital paraense.

Roteiro - A caminhada turística e comemorativa do aniversário do Ver-o-Peso inicia no hall de entrada no terminal Turístico da Estação das Docas, às 8h30, e termina no Forte São Pedro Nolasco.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Ver-o-Peso - Ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, o mercado foi inaugurada em 1627 e eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil. O Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do País e é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina, que abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas circunvizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.

“O objetivo do mercado era ser uma casa de  "Ver-o-Peso" para controlar o que entrava e saía da região. Com o passar dos anos, a feira foi se formando e, no começo do século XV, se criaram os dois mercados, os quais, hoje, nós conhecemos por mercado de peixe e o mercado de carne”, esclarece a professora Goretti Tavares.

Projeto - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos existe há oito anos e conta com dez roteiros desde sua primeira edição, em 2011, passando por pontos importantes do centro de Belém e das demais cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

De acordo com a coordenadora do projeto, mais de sete mil pessoas já participaram dos roteiros. “É bastante prazeroso colher frutos de um trabalho desenvolvido na Universidade, no ensino, na pesquisa e na extensão e poder compartilhar com toda a sociedade os seus resultados”, completa.

Serviços:
Edição especial do Roteiros Geo-Turísticos: Ver-o-Peso ao Porto