Página inicial > Ultimas Notícias > Enactus UFPA instala o primeiro sistema de reaproveitamento da água da chuva em 2019

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 15h03

Enactus cisterna

Somente em janeiro deste ano, Belém já registrou o dobro de chuvas previstas para o mês. O inverno amazônico continua e quem anda aproveitando o tempo chuvoso na região é quem já possui uma cisterna do Amana Katu. O sistemas de reaproveitamento da água da chuva para uso doméstico são a marca do projeto criado por estudantes do Time Enactus da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Amana Katu acaba de concluir a instalação do primeiro sistema do ano e a expectativa é de que 80 outros sejam instalados ainda em 2019.

O projeto surgiu da necessidade de levar água a quem vive rodeado dela, mas não pode bebê-la: moradores do interior da Amazônia, ribeirinhos, entre outros. Alinhado com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU n°6, “Água limpa e saneamento”, o projeto já propiciou o reaproveitamento de mais de 500 mil litros de água e impactou a vida de 863 pessoas.

Enactus equipeAKIsabel Cruz, estudante de biotecnologia e líder do projeto, ressalta os benefícios de se adquirir uma cisterna do Amana Katu: “O sistema compacto e de baixo custo pode ser instalado em qualquer canto da residência. A economia nas contas de energia e água é garantida e o consumidor adota um estilo de vida mais sustentável.”

Montagem sustentável - A matéria-prima da cisterna vem do reaproveitamento de materiais da indústria alimentícia. A bombona que armazena a água do sistema é recapacitada após o uso para transporte de azeitonas do Chile para o Pará. E além de garantir um produto sustentável, o sistema montado pelos alunos custa 52% a menos que o preço de mercado de cisternas comuns.

A primeira instalação do ano foi realizada em uma fábrica de chocolate na ilha do Combu, que fica a alguns minutos, via transporte fluvial, da Região Metropolitana de Belém. Isabel Cruz lembra que os beneficiados vão além de quem recebe a cisterna em casa. “Nossos sistemas são construídos em parceria com a comunidade Movimento República de Emaús, na qual capacitamos jovens para que possam montar as cisternas autonomamente e gerar renda. Além disso, a cada 5 sistemas montados, um é doado gratuitamente para uma comunidade ribeirinha”, conta a estudante.

Enactus akReconhecimento internacional - O time Enactus UFPA foi reconhecido como um dos projetos mais inovadores do mundo no reaproveitamento de água. Os prêmios foram recebidos no Vale do Silício, na Califórnia, nas competições mundiais World Water Race e Ford Mobility Innovation Challenge, competições mundiais que unem empreendedorismo e sustentabilidade.

Sobre o Time Enactus/UFPA - Fundado em 2014, com o apoio da Universitec/UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

Saiba mais: Enactus UFPA no Facebook

Texto: Mariana Vieira – Equipe Enactus UFPA