Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno da UFPA obtém duplo título de doutor

Aluno da UFPA obtém duplo título de doutor

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h28

Foto 1 PUFPA

O último mês foi marcado por um acontecimento histórico na UFPA. Pela segunda vez um doutorando obteve um título duplo na Universidade. A UFPA, por meio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), e a Universidade de Uppsala (UU) da Suécia concederam o título para Ramon Cardias Alves de Almeida, que defendeu a tese intitulada Electronic structure and exchange interactions from ab initio theory: New perspectives and implementations (Estrutura eletrônica e interações de troca em teorias ab initio: Novas perspectivas e implementações).

O novo doutor em Física foi orientado na UFPA pela professora Ângela Burlamaqui Klautau, e na UU pelo professor Olle Eriksson e pelos doutores Anders Bergman e Attila Szilva. De acordo com Ângela Klautau, "esta é mais uma importante conquista decorrente de uma parceria de sucesso entre a UFPA e a UU". A defesa ocorreu no dia 29 de maio e, após a apresentação realizada para uma comissão avaliadora de várias nacionalidades, Ramon Cardias Alves de Almeida obteve o título de Doutor pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade de Uppsala da Suécia. "Foi uma longa caminhada, concluída com grande esforço e empenho", comentou o recém-doutor.

A banca examinadora da UFPA foi composta pelos professores Victor Dmitriev e Jordan Del Nero, da UFPA; além dos professores Roberto Bechara Muniz, da Universidade Federal Fluminense; Andréia Luisa da Rosa, da Universidade Federal de Goiás; e Andrea Taroni da Nature Physics, como convidado especial. Já a banca da UU foi composta pelo professor Roberto Muniz, como oponente; e pelos examinadores os professores László Szunyogh, da Universidade de Budapest; Gonzalo Gutierrez, da Universidade do Chile; e Andréia Rosa.

Segundo o coordenador do PPGF, professor Luís Carlos Bassalo Crispino, "a obtenção de um grau duplo requer um empenho considerável de ambas as instituições envolvidas". O resultado, completa o professor, "é uma contribuição significativa para a internacionalização da UFPA".

Grau duplo de doutor – Normalmente, o título de doutor é outorgado apenas por uma instituição. No caso do Grau Duplo, é necessário que duas universidades façam um acordo. Qualquer instituição pode propor e estabelecer este acordo, porém até o momento ainda não ocorre com frequência essa parceria entre universidades brasileiras e estrangeiras.

Em junho de 2017 foi a primeira vez que a UFPA e a Universidade de Uppsala concederam um título de doutor em parceria. Com a tese intitulada Electronic Structure and Atomistic Spin Dynamics of Nanostructured Materials (Estrutura Eletrônica e Dinâmica de Spin Atomístico de Materiais Nanoestruturados), Débora Carvalho de Melo Rodrigues foi a primeira doutora com título duplo da Universidade. A defesa foi realizada no auditório do CTIC/UFPA e foi transmitida ao vivo para o Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Uppsala.

Texto e foto: Divulgação Propesp