Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes de universidades canadenses tiram dúvidas de alunos da UFPA sobre intercâmbio

• Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 15h20

CAPA 16.04.2019 Reuniões PROINTER Foto Alexandre de Moraes 12

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, no dia 16 deste mês, representantes do CALDO, um consórcio que reúne nove das principais universidades canadenses. Com o objetivo de tirar dúvidas a respeito de intercâmbio e programas de pós-graduação canadenses, o evento reuniu dezenas de estudantes de graduação, mestrado e doutorado das mais diferentes áreas.

16.04.2019 Reuniões PROINTER Foto Alexandre de Moraes site3O evento teve a participação da pró-reitora de Relações Internacionais (Prointer), professora Marília Ferreira; de Rodrigo Delgado, representante do CALDO; Richard Poulin, da Universidade de Laval; e Cristian Gonzalez-Paez, da Universidade de Alberta. Durante a palestra, os estudantes da UFPA receberam informações sobre o CALDO, sobre as universidades participantes e suas especialidades, além de obter informações importantes relacionadas com intercâmbios para o Canadá.

“É muito importante fornecer informações sobre nossas universidades no Canadá. Existem muitas oportunidades nas instituições do CALDO. Nós somos um grupo de nove, muito fortes, universidades de pesquisa intensiva no Canadá e oferecemos quase tudo nos tópicos que estudantes em potencial podem estar interessados para programas de estudo, mestrado ou doutorado. Nós precisamos dar mais informações sobre as oportunidades e os programas que nós oferecemos, para mostrar que o Canadá pode ser uma excelente alternativa para estudantes brasileiros”, explicou Rodrigo Delgado, representante do CALDO.

16.04.2019 Reuniões PROINTER Foto Alexandre de Moraes 21Os representantes do CALDO vieram a Belém para participar da Conferência FAUBAI/ 2019, que reúne representantes das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo, e, este ano, foi sediada em Belém. Além deles, a UFPA também recebeu representantes da França, dos Estados Unidos e de Portugal durante a semana, para discutir apoios estratégicos e programas entre universidades.

A pró-reitora de Relações Internacionais (Prointer), professora Marília Ferreira, entende que o Canadá pode se tornar um excelente parceiro para o estabelecimento de acordos internacionais com a UFPA, uma vez que há áreas de conhecimento com problemas comuns no Brasil e naquele país, e eles se dispuseram a receber estudantes brasileiros nas nove universidades que compõem o CALDO. É preciso estar atento às oportunidades de bolsas e financiamentos.

CALDO – Criado em 2011, o consórcio é composto pelas Universidades de Alberta, Calgary, Dalhousie, Laval, Ottawa, Saskatchewan, Toronto, Waterloo e a Western University.

O consórcio tem como objetivo fornecer apoio gratuito a estudantes latino-americanos que procuram realizar pós-graduação no Canadá. Atualmente, trabalha com estudantes do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, do México, do Paraguai, do Peru e do Uruguai, e já assistiu mais de 4000 estudantes.

Para saber mais, visite o site.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes