Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Medicina empossa novos diretores e celebra 100 anos de atividade

Faculdade de Medicina empossa novos diretores e celebra 100 anos de atividade

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h21

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 6

Na noite do dia 17 de abril, a Faculdade de Medicina (FAMED) da UFPA realizou a cerimônia de posse de seus dois novos gestores – o professor Silvestre Savino Neto, como diretor, e a professora Sílvia Baía, como vice-diretora, pelos próximos dois anos. A cerimônia também foi uma comemoração pelos 100 anos da Faculdade e pelo lançamento do selo dos Correios referente ao evento, que reuniu membros da gestão superior da UFPA, além de professores e técnicos.

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 10O evento contou com a presença do reitor, Emmanuel Tourinho; do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy; dos pró-reitores de Graduação, Extensão e Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Edmar Tavares da Costa, Nelson José de Souza Júnior e Raimundo da Costa Almeida, respectivamente; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete da Cunha; do diretor em exercício da Famed, José Gonçalves de Alcântara; do presidente do Conselho Regional de Medicina, Manoel Walter dos Santos; do presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Nildo Alves Batista; do vice-presidente da ABEM, Sandro Schreiber; da diretora-geral do Núcleo de Medicina Tropical, Luisa Caricio Martins; do diretor-geral do Instituto de Ciências Biológicas, José Ricardo dos Santos Vieira; da diretora-adjunta do Instituto de Ciências da Saúde, Márcia Maria Bragança Lopes.

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 8Importância - O reitor agradeceu aos ex-diretores, professora Tânia de Fátima D’Almeida Costa e professor José Gonçalves de Alcântara, o trabalho realizado em prol, não apenas do ensino mas também da pesquisa, da extensão e da assistência à comunidade. Expressou reconhecer a importância do curso de Medicina e chamou atenção para a necessidade de maior investimento em Educação para o desenvolvimento do País. Por fim, parabenizou todas as gerações de docentes e técnicos da faculdade. “O trabalho que a Famed realiza impacta diretamente a vida de milhares de pessoas e contribui para o fortalecimento e o reconhecimento social da UFPA”, concluiu o reitor.

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 3O diretor em exercício da Famed, José Gonçalves de Alcântara, agradeceu aos professores, técnicos, alunos e familiares pelo apoio e pela parceria durante os anos de direção, em que foram conquistados avanços e melhorias para a Faculdade. O professor expressou sua admiração pelos novos diretores e a certeza de que eles “vão contribuir para a continuidade do desenvolvimento, em uma trajetória guiada pela ciência e pela ética”. Silvestre Savino Neto, o novo diretor da Faculdade de Medicina, ressaltou a importância do momento para sua vida profissional e pessoal, e frisou a qualidade das antigas gestões.“Estamos determinados a fazer os ajustes necessários para qualificar nosso cenário de ensino, nossos hospitais universitários, como João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, e continuar nossa trajetória centenária na Santa Casa. É muito importante que nós, em conjunto com o sistema gestor de saúde, possamos fazer evoluir o sistema de atendimento, sempre, atrelado à pesquisa e extensão”, completou.

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 14A cerimônia foi encerrada com uma sessão de homenagens às autoridades fundadoras, bem como aos ex-diretores e parceiros pelos serviços prestados à faculdade.

A Famed é centenária - Em 2019, a Famed comemora 100 anos de atividades. Atualmente, possui 932 alunos, 167 professores e 43 técnicos-administrativos, sendo o curso de duração mais longa da UFPA – de 6 anos, com aulas em período integral. Eliete da Cunha, diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), destacou vitórias da faculdade como “a aprovação do projeto político-pedagógico do curso, a capacitação de docentes em metodologias ativas, a inserção de alunos na rede básica de saúde, a modernização de seu acervo e a incorporação de novas  tecnologias”.

100 Anos Faculdade de Medicina Foto Alexandre de Moraes 12Lançamento do selo - Após a cerimônia de posse, foi realizado o lançamento do selo personalizado dos Correios em comemoração ao centenário da Famed. Segundo a coordenadora da Oficina de Criação da Facom/UFPA, professora Lívia Lopes Barbosa, responsável pela elaboração do selo, ele “une características que remetem ao espírito da faculdade e à comemoração de seus 100 anos”.

Para a coordenadora de Comunicação dos Correios, Silvia Carla Martins Monteiro, “no selo, foi mantida a cor verde tradicional à área de saúde, que também remete ao verde da Região ­Amazônica, em contraste com o preto e o cinza, duas cores sóbrias utilizadas para enfatizar a seriedade da Faculdade de Medicina.”

Texto: Elizandra Ferreira  - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes