Página inicial > Ultimas Notícias > Reitoria visita o Campus Universitário do Tocantins/Cametá e discute avanços acadêmicos

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h31

CAPA Divulgação Campus Cametá 3

O Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA recebeu a visita do reitor, Emmanuel Tourinho, e do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva. A visita, ocorrida no dia 9 de abril, teve como tema “Compromissos com a Universidade Plural e Democrática” e como objetivo incentivar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

373 212 Divulgação Campus Cametá 7Durante o evento, foram inaugurados cinco laboratórios estruturados com recursos do Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação (Labinfra) e visitados outros espaços reequipados ou em construção com recursos da UFPA, incluindo a Moradia Estudantil de Cametá, cujas obras estão em andamento.

O reitor e o vice-reitor também discutiram demandas do poder público e dos movimentos sociais da região e conversaram com docentes, discentes e técnicos do campus. Foram discutidos o fortalecimento da graduação, a expansão da pesquisa e da pós-graduação e a aquisição de novos equipamentos para o campus.

Divulgação Campus Cametá 4Conquistas - Na conversa com a comunidade da UFPA em Cametá, o reitor Emmanuel Tourinho falou das conquistas acadêmicas do campus e salientou a importância de a Instituição continuar trabalhando com uma agenda positiva, apesar das dificuldades orçamentárias. “Podemos e devemos continuar aperfeiçoando o nosso trabalho e expandindo a qualidade do que oferecemos à sociedade. A defesa da universidade pública requer isso, e o Campus de Cametá tem dado muitas contribuições à promoção da excelência na UFPA, como atestam o sucesso dos cursos de graduação e de mestrado aqui instalados e a participação de docentes do campus, no doutorado em rede na área da Educação — o EducaNorte, recentemente aprovado pela Capes. De nossa parte, continuamos empenhando todo o esforço possível para que a comunidade do campus conte com as melhores condições de trabalho e de estudo”, apontou o reitor.

373 212 Divulgação Campus Cametá 5A visita também visou ao apoio ao desenvolvimento do Campus de Cametá e ao dos polos nos municípios de Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará, que marcam a presença da UFPA na região do Baixo Tocantins. “Esta visita faz parte da política institucional de desenvolvimento dos campi, na medida em que permite o diálogo da Administração Superior com a administração local de cada campus e, mais significativamente, o diálogo com a comunidade envolvida”, afirmou o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

373 212 Divulgação Campus Cametá 8Formação - Para o coordenador, Doriedson Rodrigues, a interiorização do campus, a partir de seus polos, é um projeto importante, que permite a trabalhadores da Amazônia tocantina o acesso a uma universidade pública e gratuita, o que vem sendo possível em decorrência do compromisso da Administração Superior com a formação na região.

Outros momentos altos do evento foram a garantia de apoio à flexibilização de uma turma de Enfermagem, com base no campus da UFPA em Belém, e a insistência na viabilidade futura de uma universidade federal na região, além do anúncio da aprovação do Doutorado em rede “Educação na Amazônia”, cujo corpo docente é constituído também por quatro docentes do Campus de Cametá.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação/Campus Cametá