Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate modos não tradicionais de fazer pesquisa em educação

Evento debate modos não tradicionais de fazer pesquisa em educação

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h53

Perspectivas decoloniais

Na próxima terça-feira, 30, será realizada a palestra “Perspectivas Decoloniais em Educação”, com a professora Carolina Tamayo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Antioquia, na Colômbia. O evento, que é uma realização do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrerá no auditório do IEMCI, no Campus Básico da UFPA.

A realização tem como objetivo discutir as diversas maneiras de realizar pesquisas em educação. “A palestra vai abordar modos não tradicionais de fazer pesquisa, pautados em relações não coloniais de pesquisa que subvertem a lógica científica clássica de sujeito-objeto, sujeito-metodologia, metodologia-objeto, entre outras”, explica a professora Elizabeth Souza, do GEMM.

Segundo a professora, o tema foi escolhido por apresentar propostas livres, transgressivas e desconstrutivas de pesquisa. A programação, voltada para estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, é gratuita e está sujeita à capacidade do auditório.

Carolina Tamayo – Professora e pesquisadora convidada em nível de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidad de Antioquia -Medellín, na Colômbia, orientando em duas linhas de pesquisa: Educação Matemática e Diversidade e Cultura, e Filosofia da Educação Matemática.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a professora é integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa PHALA (Educação, Linguagem e Práticas Culturais). coordenadora para América do Sul da Red Latinoamericana de Etnomatemática e membro do Comitê Editorial da Revista Latinoamericana de Etnomatemática.

Palestra “Perspectivas Decoloniais em Educação”
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Data: 30 de abril
Hora: 9h30