Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e comitiva da Hungria discutem parceria institucional

UFPA e comitiva da Hungria discutem parceria institucional

• Publicado: Domingo, 28 de Abril de 2019, 15h41

15.04.2019 Encontro com húngaros Foto Alexandre de Moraes site 2

A Universidade Federal do Pará recebeu, no dia 16 de abril, a visita de cortesia do Secretário Geral da Conferência de Reitores Húngaros, Dr. Zoltán Dubéczi, acompanhado da coordenadora internacional da Conferência, Júlia Morován, e do cônsul educacional da Hungria, Balazs József. O grupo foi recepcionado pelo vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, e pela professora da Faculdade de Economia Larissa Steiner Chermont.

A comitiva húngara veio a Belém por ocasião da 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), que ocorreu pela primeira vez em Belém, de 13 a 17 de abril, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com o tema “Global Community Engagement”.

15.04.2019 Encontro com húngaros Foto Alexandre de Moraes siteSegundo o secretário geral, Zoltán Dubeczi , a Hungria já recebeu estudantes e pesquisadores da Federal Paraense e, por isso, existe o desejo de manter esta cooperação entre as instituições dos dois países. “Gostaríamos que essa tradição continuasse por meio das ações de um programa de intercâmbio húngaro chamado Stipendium Hungaricum, no âmbito do qual esperamos poder receber mais brasileiros e também conversar sobre certos projetos específicos com representantes de várias áreas aqui, na Universidade, para colocar em prática algumas pesquisas”, disse.

Outra expectativa é realizar, em parceria com a Universidade Federal do Pará, um projeto de verão por meio do qual a Hungria prevê trazer a Belém um grupo de representantes de universidades e pesquisadores húngaros que possam abordar, juntos, a “Amazônia”.

O vice-reitor Gilmar Silva recepcionou os visitantes e afirmou que a Universidade está sempre de portas abertas para todo tipo de cooperação internacional que seja profícua e enriquecedora. “Esta visita da comitiva húngara é de grande importância. Agradecemos a disposição do secretário para ampliar parcerias que nos fortaleçam de forma bilateral”, afirmou.

FAUBAI - A 31ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) foi realizada no Hangar e teve a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes