Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da Faculdade de Nutrição estimula aproveitamento integral de alimentos
Início do conteúdo da página

Projeto da Faculdade de Nutrição estimula aproveitamento integral de alimentos

  • Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 15h54

projeto nutrição 2

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Faculdade de Nutrição (FaNut), está realizando o Projeto “Sustentabilidade e Alimentação: a prática do aproveitamento integral de alimentos”, em parceria com o Movimento República de Emaús.

projeto nutriçãoContemplado pelo edital República de Emaús, da Proex, o programa tem como objetivo principal diminuir a produção de lixo, otimizar o gasto com alimentação e incentivar a prática da alimentação saudável, por meio de oficinas de aproveitamento integral de alimentos.

Alimentação saudável nos dias atuais - Segundo a professora Patrícia Mendes, coordenadora do projeto, ele é importante para trocar conhecimentos sobre alimentação saudável nos dias atuais, em razão do aumento de doenças como hipertensão e diabete. “A alimentação é um dos pilares fundamentais para que esse tipo de agravo à saúde da população seja controlado e, assim, é de fundamental importância a troca de saberes sobre alimentação saudável.”

“Outro ponto do projeto é o estímulo ao consumo consciente de alimentos, ou seja, neste projeto, trabalhamos também com a redução de lixo por meio do aproveitamento integral dos alimentos, fazendo com que partes que antes seriam descartadas, como cascas, sementes e talos, sejam também aproveitadas. Desta maneira, tentamos reduzir a produção de lixo, assim como também otimizar a economia das famílias atendidas pelo projeto, já que este aproveitamento integral aumenta a quantidade de alimento disponibilizado no lar”, explica.

projeto nutrição 1Ela também conta que os participantes, antes de fazerem parte do projeto, não possuíam o hábito de utilizar integralmente os alimentos e descartavam cascas, talos e sementes. Com o decorrer do projeto, houve uma mudança nesse cenário, com a utilização dessas partes dos alimentos em receitas preparadas nas oficinas.

As oficinas são realizadas no espaço da República de Emaús, e a prioridade das inscrições são para as famílias atendidas por ele. Após isso, caso haja vagas, as inscrições serão abertas para a comunidade externa.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página