Página inicial > Ultimas Notícias > Progep alerta para a importância de prevenir os acidentes de trabalho

Progep alerta para a importância de prevenir os acidentes de trabalho

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 12h35

30.04.2019 Abril Verde Foto Alexandre de Moraes site7

A importância de fazer a notificação de acidentes de trabalho foi um dos alertas da equipe de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS). A prática contribui para a prevenção e o aperfeiçoamento das ações do setor na comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará. O assunto foi discutido durante a programação alusiva ao Abril Verde, uma mobilização nacional de prevenção de acidentes e de doenças do trabalho. Na Universidade Federal do Pará, o evento foi realizado nesta terça-feira, dia 30, no auditório do Centro de Capacitação (Capacit/UFPA), no Campus Guamá.

30.04.2019 Abril Verde Foto Alexandre de Moraes site2De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Hudson Melo dos Santos, o evento, além de chamar atenção para o Abril Verde, tem o objetivo de fortalecer a comunicação com os servidores, conscientizando-os da importância de registrarem os casos de acidentes no setor responsável na Instituição. “Para isso, basta acessar a página eletrônica da Progep e preencher o formulário, ou nos acionar sempre que necessário. Isso nos dará suporte para trabalharmos melhor as nossas ações de prevenção de acidentes, realizadas durante o ano inteiro”, reforça.

Organizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), a programação incluiu palestras sobre Introdução a Acidente do Trabalho e Biossegurança, ministradas, respectivamente, pela tecnóloga em Segurança do Trabalho Thays Noronha e pela bióloga Lívia Casseb, integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Evandro Chagas.

30.04.2019 Abril Verde Foto Alexandre de Moraes site5A programação seguiu na parte da tarde, no Setor de Recreação e Atividades Estudantis (Vadião), quando servidores, alunos e funcionários terceirizados da UFPA receberam orientações e assistiram à simulação de combate a princípio de incêndio, promovida pelo Corpo de Bombeiro Militar do Pará.

A servidora Edina da Silva disse que sempre participa de treinamentos na área de prevenção, promovidos pelo setor de Vigilância da UFPA, no qual está lotada. Para ela, é preciso estar atualizada com o assunto, que requer bastante atenção e não se limita ao ambiente de trabalho. “Acho muito importante participarmos de eventos como esse, organizado pelo setor de Segurança do Trabalho. Além de nos atualizarmos, a programação também explorou a prevenção dentro de casa.”

O servidor Rudivaldo Souza também gostou das palestras, mas reforçou a necessidade de maior participação da comunidade acadêmica. “Essa área que trabalha a prevenção requer o envolvimento de toda a hierarquia da Instituição para que o objetivo seja alcançado, que é justamente a melhoria do ambiente por meio da saúde do trabalhador”, pontuou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes