Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan apresenta o Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA
Início do conteúdo da página

Proplan apresenta o Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA

  • Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h13

Manual Proplan CAPA1

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) divulgou, no dia 26 de abril, o Manual de Gestão de Processos Organizacionais da UFPA. A apresentação ocorreu em reunião realizada pela Coordenação da Administração Superior (CAS), com a presença do reitor, do vice-reitor, de pró-reitores e dos dirigentes do Centro de Tecnologia da Informação (CTIC) e da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom).  O documento, desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Processos da Proplan, apresenta as principais diretrizes, as orientações e os conceitos básicos sobre a aplicação da Gestão de Processos Organizacionais na Instituição.

“A UFPA já vem desenvolvendo esforços em gestão de processos organizacionais com bons resultados, porém, até então, não havia um padrão metodológico institucionalizado. Agora, por meio deste Manual, ficam estabelecidos os padrões de registro dos processos organizacionais, permitindo que a Instituição avance no mapeamento e na melhoria dos seus processos prioritários”, explicou a pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges.

Com o Manual de Gestão de Processos Organizacionais apresentado, o próximo passo da Proplan será a identificação e o mapeamento dos processos prioritários da Instituição. Além disso, está prevista também a criação do Portal de Gestão de Processos, em que serão disponibilizados os Procedimentos Operacionais Padrão de todos os processos mapeados, com livre acesso para os usuários interessados.

Manual Proplan FOTO1Gestão de Processos Organizacionais – A UFPA estabelece no seu Plano de Desenvolvimento Institucional/2016-2025 o objetivo estratégico de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”, o que pressupõe o alinhamento do planejamento estratégico da Instituição à Gestão de Processos, medido por meio do indicador de desempenho de processos críticos redesenhados”, com metas para os anos de 2020 e 2025 de 38% e 100%, respectivamente.

Os Processos Organizacionais englobam atividades do dia a dia da Instituição, como emissão de diploma, contratação de professor, emissão de diárias e passagens etc. Neste sentido, a metodologia de Gestão de Processos Organizacionais promove a análise de cada um desses processos, especialmente aqueles ligados à missão e aos objetivos estratégicos da organização, de forma que haja uma melhoria contínua na forma como eles são executados.

Capacitação - Para auxiliar o desenvolvimento da Gestão de Processos na Instituição, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Capacit, vai ofertar, no segundo semestre de 2019, os cursos “Introdução à Gestão de Processos Organizacionais” e “Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais”. Os cursos compõem o Projeto “Trilhas de Capacitações”, realizado em parceria com o Capacit, com versões presenciais e a distância, para atender a uma quantidade maior de servidores.

Texto e fotos: Divulgação Proplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página