Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório oferta curso on-line de “Arqueologia no ensino de História”

Laboratório oferta curso on-line de “Arqueologia no ensino de História”

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 15h28

arqueologia uma aventura no passado

O Laboratório Virtual de Ensino de História (LVEH), da Faculdade de História do Campus de Ananindeua, vai realizar o curso on-line “Arqueologia no ensino de História”, com início marcado para 6 de maio, no Laboratório Virtual de Ensino de História. O curso será realizado na Plataforma 'Google Sala de Aula', por meio de postagens, envio de tarefas, debates e leituras da bibliografia proposta. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas enviando-se um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso é direcionado aos estudantes de História (graduação e pós-graduação) e a professores da rede pública e privada de ensino. Ele foi criado com o objetivo de identificar a contribuição da Arqueologia para o trabalho docente no âmbito do ensino de História na Educação Básica.

Professor do Campus de Ananindeua, Wesley Kettle conta que a modalidade on-line “permite que os professores que já atuam em sala de aula com extensa carga horária possam participar da capacitação por causa do método e dos horários flexíveis”. Outra importância é o alcance de um maior número de participantes dos mais diferentes lugares do Brasil.

A ideia do curso surgiu em uma conversa com o atual coordenador do Campus de Ananindeua, professor Francivaldo Nunes, sobre como oferecer capacitação para aqueles que não encontram tempo ou condições para atividades presenciais. “Pensamos que a oferta de um curso on-line seria uma experiência positiva de extensão para alcançar interessados das mais diferentes regiões do Pará e também do Brasil’, explicou o professor.

Sobre o curso – Vai identificar os diálogos entre o conhecimento produzido pela Arqueologia e o ensino de História para a Educação Básica. Haverá o debate sobre as experiências históricas na perspectiva arqueológica e a importância da cultura material para a ampliação do trabalho docente, além de relacionar o saber histórico-arqueológico-acadêmico e o saber escolar implicados no tema, com destaque para abordagens sobre o mundo natural e o conhecimento interdisciplinar.

O curso será ministrado pelo professor Wesley Kettle, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente da Faculdade de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará. Wesley Kettle é também editor do websiteHistoria e Natureza”.

Laboratório Virtual de Ensino de História - É um projeto que teve início em 2017, desenvolvido na UFPA pelo professor Wesley Kettle, com o objetivo de utilizar as novas tecnologias como uma ferramenta para a democratização de debates, criando ambientes virtuais de aprendizado capazes de reunir professores, estudantes e demais membros da comunidade. Atualmente, o laboratório atua nas plataformas facebook e youtube.

Curso on-line Arqueologia no Ensino de História
Data: de 6 a 30 de maio, com horário flexível
Local: laboratório Virtual de Ensino de História
Certificado: será emitido com 75% das atividades do curso
Carga Horária: 30 horas
Acesse aqui mais informações.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google