Página inicial > Ultimas Notícias > Museu de Geociências da UFPA promove atividades na 17ª Semana Nacional de Museus

• Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h06

Museo de Geociências

De 13 a 19 de maio, acontece a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse período, todos os museus vinculados ao IBRAM promovem palestras, oficinas, cursos, exposições e visitas orientadas, com o objetivo de divulgar sua importância para a sociedade. Entre os dias 19 e 24 de maio, o Museu de Geociências da UFPA realizará sua programação, que será orientada pelo tema “Sua Vida Depende da Mineração”. A inscrição é gratuita.

A Semana Nacional de Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Nesta edição da SNM, 1.114 Instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais.

Segundo Pabllo Santos, técnico em mineração do Museu de Geociências da UFPA (MUGEO), a programação foi pensada com o intuito de despertar o interesse da comunidade em geral para a importância das Geociências e dos recursos minerais no seu cotidiano, seguindo o tema “Sua Vida Depende da Mineração”.

“O Estado do Pará abriga uma das maiores províncias minerais do mundo, no entanto a população local pouco conhece sobre essas riquezas. Quase todos os produtos que fazem parte do nosso cotidiano são fabricados com matéria-prima de origem mineral, logo a nossa vida depende da mineração.  No ambiente do MUGEO, buscamos despertar o interesse e o pensamento crítico das pessoas em relação a esses temas”, explica.

O público-alvo é diversificado. Há oficinas para turmas de Ensino Fundamental e Médio; minicurso para professores de Ciências ou áreas afins; visitação à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré para estudantes ou profissionais que tenham interesse em Geologia, rochas ornamentais e Arquitetura; e uma exposição na Praça Batista Campos para o público em geral, que conhecerá um pouco mais sobre a importância das Geociências e dos recursos minerais no seu cotidiano.

Inscrições –As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Basta informar o nome completo e de qual item da programação deseja participar. No caso das oficinas voltadas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio, o professor ou a escola é quem deverá inscrever os alunos e trazê-los  para o evento.

Museu de Geociências da UFPA– Fica localizado no Campus Universitário do Guamá, sob a curadoria do professor Marcondes Lima da Costa, que conta com a colaboração dos demais professores e estudantes do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA). As atividades são apoiadas pela infraestrutura do Laboratório de Mineralogia, Geoquímica e Aplicações (IG/UFPA).

Inaugurado em 21 de dezembro de 1984, em comemoração aos 20 anos de implantação do curso de Geologia da UFPA, o MUGEO dispõe de 2473 exemplares, entre minerais, rochas e fósseis, que proporcionam aos visitantes uma forte interação com as Ciências da Terra e o reconhecimento de sua importância para a sociedade.

Ao longo de todo o ano, o MUGEO está de portas abertas para receber visitantes que queiram conhecer um pouco mais sobre o universo das Geociências. As visitas podem ser individuais e não necessitam agendamento prévio. Visitas guiadas para grupos maiores podem ser agendadas pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre o Museu de Geociências podem ser encontradas no site do Museu

17ª Semana Nacional de Museus
Data: de 19 a 24 de maio de 2019