Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Bragança debate formação de professores e práticas curriculares na Educação Básica

• Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 17h56

23380056 740757602714971 719546290116275478 n

O Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar, no dia 9 de maio, o II Seminário Formação de Professores e Práticas Curriculares na Educação Básica: experiências que vêm da escola. O evento é uma ação do Projeto de pesquisa, em fase de desenvolvimento, “Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes da Educação Básica do Estado do Pará em formação no Parfor UFPA”. O projeto analisa se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Básica nas redes públicas da região bragantina estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida no curso de Pedagogia do Parfor.

A segunda edição do seminário visa debater as práticas curriculares tecidas por docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental no cotidiano das escolas, em interação com seu processo de formação acadêmico-profissional. Desta maneira, proporcionará momentos de reflexão teórica e de trocas de experiência. A programação se inicia às 8h, no Auditório Maria Lúcia Medeiros, da UFPA, Campus de Bragança, e tem coordenação da professora Maria Gorete Rodrigues Cardoso . As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente aqui.

Submissão de trabalhos - As inscrições para a apresentação de experiências didático-pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental estão abertas até 6 de maio de 2019.  Os autores de trabalho devem fazer suas submissões aqui e enviar o arquivo com o texto completo do trabalho por e-mail.

Os autores dos relatos de experiência receberão certificados de apresentadores de trabalho.

Programação - A programação terá início com a mesa de abertura do evento às 8h do dia 9 de maio e segue com a palestra “Formação de Professores e Modos de Subjetivação: contrapontos entre regulação e emancipação nas práticas docentes”, às 8h30.

O evento ainda conta com a mesa-redonda “Currículo, Prática Educativa e Cotidiano: a arte de inventar a escola”, às 10h. A Socialização da Pesquisa e Resultados Parciais, às 14h e, para finalizar, sessões de comunicação oral de práticas curriculares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de professores em formação e egressos do curso Pedagogia Parfor.

Serviços:
Data: 9 de maio, às 8h.
Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros da UFPA, Campus de Bragança
Prazo para submissão de Relatos: até 6 de maio de 2019.
Mais informações: Campus de Bragança UFPA, Bloco Administrativo, sala 27 ou pelos contatos: (91) 98901-6128; (91) 98401-9671; (91) 98215-5280 (celular e whatApp).

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução\internet