Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto liderado por estudantes da UFPA ganha classificação de 3ª melhor iniciativa sustentável do País

• Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 15h46

ak6

Quinhentos mil litros de água da chuva reaproveitados para uso doméstico e 171 pessoas abastecidas diariamente por cada cisterna em funcionamento. Esse é o saldo do Projeto Amana Katu, que monta e instala cisternas sustentáveis em casas de famílias ribeirinhas. Criado por estudantes do Time Enactus da Universidade Federal do Pará, o Amana Katu foi reconhecido como a terceira melhor iniciativa sustentável do País, no Prêmio Latinoamérica Verde 2019.

“A Amazônia vive um paradoxo. Milhares de pessoas vivem rodeadas por água doce, mas não podem bebê-la. Por isso criamos cisternas de baixo custo para que comunidades ribeirinhas possam ter acesso à água de qualidade em casa”, explica Wilson Ferreira, um dos idealizadores do Amana Katu. Ele estima que as cisternas instaladas na região, até agora, já tenham impactado as vidas de cerca de 860 pessoas.

ak2Montagem sustentável - A matéria-prima da cisterna vem do reaproveitamento de materiais da indústria alimentícia. A bombona que armazena a água da chuva é reutilizada após o uso para transporte de azeitonas do Chile para o Pará. E além de garantir um produto sustentável, o sistema montado pelos alunos custa 52% a menos que o preço de mercado de cisternas comuns.

O baixo custo vem também da mão de obra em parceria com jovens do Movimento República de Emaús. Antes mesmo de chegar ao destino final, as cisternas do Amana Katu já ajudam jovens que recebem capacitação para montagem do sistema e que podem, com base no conhecimento colocado em prática, garantir uma renda extra.

E não para por aí: a cada 5 sistemas vendidos, um é doado gratuitamente a uma família sem acesso à água potável. “A falta de água própria para o consumo em uma região tão cheia de riquezas pode parecer um problema complexo, mas não significa que a resposta também precise ser”, conta o líder do projeto, Edson Leão.

Prêmio Latinoamérica Verde 2019 - A premiação avalia e reconhece iniciativas que visam preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento humano de forma sustentável. Entre os mais de dois mil projetos latinoamericanos inscritos, o Amana Katu ocupa a 225ª posição.

Sobre o Time Enactus/UFPA - Fundado em 2014, com o apoio da Universitec/UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA e sobre o Amana Katu.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação / Time Enactus UFPA