Página inicial > Ultimas Notícias > Unidade Móvel do Hemopa fará coleta de sangue na UFPA nos dias 22 e 23 de maio

Unidade Móvel do Hemopa fará coleta de sangue na UFPA nos dias 22 e 23 de maio

• Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h37

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site5

Você sabia que doar sangue não faz mal e uma simples doação pode salvar várias vidas? Que tal aproveitar essa descoberta e ajudar a salvar alguém? Saiba que nos dias  22 e 23 de maio, a Universidade Federal do Pará (UFPA) contará com a presença de uma Unidade Móvel do Hemopa para coletar sangue de servidores, alunos e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores.

A parceria, que começou na Semana do Calouro 2019, tornou-se regular e, agora, todos os meses, a Unidade Móvel de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) visitará a Universidade por dois dias. No mês de maio, a coleta de sangue ocorrerá nos dis 22 e 23, das 8h às 16h, em frente ao Centro de Evento Benedito Nunes (CEBN).

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, ressalta Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa.

Da última vez que esteve na UFPA, em abril, foram recolhidas mais de 242 doações e 33 novas pessoas passaram a fazer parte do banco de doadores de medula óssea.

Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.

“Na campanha, temos predominância de tipos sanguíneos positivos, mas temos também a chance de sensibilizar doadores que tenham tipos RH negativos, que são raros. Na Universidade, em meio a esses perfis heterogêneos de indivíduos, podemos também ter acesso a pessoas com esses outros tipos de sangue, as quais podem nos ajudar em nossos estoques”, reforça Juciara Farias.

Doar sangue não faz mal e ajuda a salvar a vida de quem depende das doações para ter acesso a serviços de saúde.

Biblioteca Parceira, Usuário Solidário – Os alunos da UFPA que doarem sangue também poderão receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue e estiver impossibiltado de fazer a coleta durante a visita da Unidade Móvel, pode ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha.

>> Universitário Sangue Bom
Período: dias 22 e 23 de maio de 2019
Local de atendimento: em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes
Acesse o site do Hemopa.