Página inicial > Ultimas Notícias > Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública são temas de seminário na UFPA

Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública são temas de seminário na UFPA

• Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h04

SegurançaPública

O Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa "Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública", irá realizar o I Seminário de Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública, voltado aos estudantes de graduação e de pós-graduação, aos docentes e aos profissionais da sociedade interessados na temática. O evento ocorre no dia 29 de maio de 2019. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas no período de 20 a 27 de maio, por meio do preenchimento do formulário on-line, disponível aqui.

De acordo com a coordenadora Silvia dos Santos de Almeida, o evento busca problematizar e discutir fenômenos, dados, métodos e resultados relativos a questões atualmente relevantes à Segurança Pública no Estado do Pará, sob diferentes pontos de vista teóricos e pragmáticos, bem como  prestigiar saberes científicos e técnicos.

“Em uma sociedade em que se exerce a democracia plena, a segurança pública deve garantir a proteção dos direitos individuais e coletivos no pleno exercício da cidadania. Neste sentido, tem sido um grande desafio dos gestores atuais entender a problemática na área de segurança pública. Para isso, é imprescindível a aplicação de métodos e ferramentas de diversas áreas, permitindo, assim, a identificação, o diagnóstico, a análise de problemas, o acompanhamento e os resultados que subsidiem a melhoria da qualidade de atividades desenvolvidas e os serviços prestados à sociedade pelos órgãos competentes”, afirma Silvia dos Santos de Almeida.

Inscrições - Com o número de vagas limitado, as inscrições serão realizadas no período de 20 a 27 de maio de 2019, disponíveis no site do PPGSP/UFPA. No dia do evento, o participante inscrito deverá entregar 1 kg de alimento não perecível, destinado à doação para a creche Lar Cordeirinho de Deus, localizada na Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 923, São Brás.

Programação - O evento terá iníco às 8h45, com a apresentação da professora Silvia dos Santos de Almeida, que será seguida pela mesa-redonda “A morte de policiais”, das 9h às 10h30. A partir das 10h55, ocorre a segunda mesa: “Facções criminosas no Estado do Pará”. No período da tarde, às 13h55, será realiza a mesa “Financiamento em Segurança Pública” e, às 15h55, tem a quarta e última mesa: “O pacote e o anticrime”.

PPGSP - Com o objetivo de atender à crescente demanda para o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em Segurança Pública, o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública teve início a partir de um grupo de professores e pesquisadores da UFPA, que desenvolviam suas pesquisas sobre a temática “Violência e Não Violência” nos processos sociais, o que culminou com a implantação, em 2002, de cursos lato sensu (especialização).

O PPGSP capacita profissionais para atuação em instituições governamentais e não governamentais do Brasil e do exterior, com o objetivo de fomentar a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos em Segurança Pública, fomentando a criatividade nas áreas científica e tecnológica e, ainda, gerando novos conhecimentos em Segurança Pública.

Serviços:
O Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP) da UFPA realizará o I Seminário de Métodos de Diagnóstico em Segurança Pública
Data: 29 de maio de 2019
Hora: O credenciamentoocorre das 8h às 8h40
Local: Auditório Setorial Básico II – setor básico (campus I) da UFPA
Inscrições: Serão realizadas no período de 20 a 27 de maio de 2019, disponível no site do PPGSP/UFPA. O participante inscrito deverá entregar 1 kg de alimento não perecível, no dia do evento.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ppgspsecretaria@gmail.com ou (91)3201-7789.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google