Página inicial > Ultimas Notícias > Organização Médicos sem Fronteiras participa de programação do centenário da Faculdade de Medicina

• Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 11h15

expo acao

A organização internacional Médicos sem Fronteiras (MsF) realizará, a partir desta sexta, 31, um calendário de atividades culturais e acadêmicas inéditas em Belém. Com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (Famed/UFPA), os eventos têm como objetivo promover a discussão sobre medicina humanitária como forma de construir uma formação médica cidadã.

“No ano do centenário da Famed, o evento integra o calendário comemorativo e dá destaque ao protagonismo da Faculdade de Medicina, que traz, pela primeira vez, um evento em parceria com o MsF para o nosso estado. A atividade proporcionará um intercâmbio de experiências internacionais não só à comunidade acadêmica mas também  a todos os setores envolvidos com saúde na nossa região, com o olhar e a experiência de Médicos sem Fronteiras”, conta o estudante de Medicina da UFPA Marcello Ferreira.

Segundo ele, humanizar a prática médica forma um profissional atento a diversas questões que influenciam a saúde e o viver coletivo. “Entender as problemáticas e os desafios para a saúde pública, seja em âmbito regional, seja internacional, garante práticas de assistência integrada à vontade de fazer a diferença para a transformação de uma realidade”.

Eventos – O calendário se inicia com a exposição “Da Ação à Palavra”, no Teatro Estação Gasômetro. A atração apresenta 15 fotografias que revelam a história da atuação de MsF a partir das origens, na guerra de Biafra, que aconteceu no fim dos anos 60, na Nigéria, passando por Etiópia, Somália, Ruanda, Bósnia e Tchetchênia, até as crises atuais no Iêmen e no Mediterrâneo. A mostra também traz informações sobre ajuda humanitária em outras catástrofes. A exibição está aberta ao público para visitação, até 25 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Também no dia 31, às 18h, será realizada uma sessão de cinema do documentário Fogo nas Veias, que mostra a luta para superar o monopólio da indústria farmacêutica na venda de medicamentos antirretrovirais para pessoas portadoras do HIV. Após a sessão, haverá debate sobre o tema, com a participação da professora da UFPA, Dra. Rita Medeiros. A sessão será no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA).

No dia 1º de junho, acontecerá às 9h, também no auditório do SINDMEPA, o Seminário “Comunicando Crises Humanitárias - como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”. Voltado para profissionais e estudantes de Comunicação, a palestra visa compartilhar experiências, entender contextos e conceitos e dar dicas sobre como promover uma cobertura diferenciada, mesmo com restrições orçamentárias nos meios de comunicação e plataformas de mídia.

Eventos Médicos sem Fronteiras

Datas: Exposição de 31 de maio a 25 de junho; Sessão de cinema dia 31 de maio; Seminário dia primeiro de junho

Locais: Estação Gasômetro e Auditório do SIDMEPA

Mais informações: site do MSF