Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Semana UFPA Sustentável traz ampla programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Semana UFPA Sustentável traz ampla programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

  • Publicado: Sábado, 01 de Junho de 2019, 15h38

Semana do Meio Ambiente portalTodos os anos, as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho – têm um tema diferente, que é apresentado pela ONU. Neste ano, o tema escolhido foi “Poluição do ar”, com o objetivo de despertar e conscientizar governos, indústria e indivíduos a se unirem no uso de energias renováveis, reutilização e tecnologias verdes, com foco na melhoria da qualidade do ar por todo o mundo.

Para marcar a data, a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), a Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CCSS) e a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura Multicampi da UFPA irão realizar um conjunto de ações, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região – TRT 8ª Região e com outros órgãos do Poder Judiciário (TRE, TJ-PA, MPT-PA, MP-PA), com o objetivo de iniciar esse trabalho de conscientização socioambiental e de reconhecimento da responsabilidade individual de cada um na construção de uma nova cultura sustentável.

As atividades ocorrerão no período de 3 a 7 de junho de 2019, de acordo com a programação, que contará com três palestras: "Educação para a Sustentabilidade Socioambiental", aberta ao público geral; “Sensibilização Ambiental e Coleta Seletiva Solidária da UFPA”, voltada aos responsáveis pelo serviço de limpeza da Universidade; e "Sensibilização para a Sustentabilidade com Foco na Coleta Seletiva Solidária”, para os servidores.

Serão realizadas, ainda, algumas Blitzes Sustentáveis na UFPA, com o objetivo de promover a conscientização e a sensibilização dos servidores para a mudança de hábitos, e dois pontos de entrega de materiais reutilizáveis (papel, metal, plástico) estarão disponíveis para promover a coleta seletiva que já é realizada na Universidade.

Pequenas ações fazem a diferença -  Para contribuir com um mundo melhor e mais sustentável, não há a necessidade de realizar grandes gastos ou  mudanças radicais. Qualquer pessoa pode adotar novos hábitos para praticar no dia a dia. Economizar água e energia, reduzir o consumo de descartáveis, praticar a coleta seletiva e fazer uso de serviços de reciclagem são algumas maneiras eficazes de diminuir o impacto ambiental sem mudar a rotina.

Na UFPA, além das atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão, a gestão também tem se organizado em busca de realizar ações de sustentabilidade. Desde 2018, o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) alinhou várias práticas de sustentabilidade e de racionalização dos gastos que devem ser seguidas pelas diversas unidades da Instituição.

“A proposta é que haja a melhoria dos procedimentos, e os processos na Instituição contemplem a diminuição do impacto sobre o meio ambiente e a redução de desperdícios. Desse modo, almeja-se que a UFPA se torne uma instituição ecoeficiente, capaz de desenvolver e apresentar soluções sustentáveis”, explica o pró-reitor de Administração, João Cauby.

UFPA Sustentável – Como prosseguimento das ações previstas no PLS,  no início de 2019 foi lançada a campanha “UFPA Sustentável”, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de se ter responsabilidade socioambiental, de maximizar a utilização de recursos naturais e de valorizar o patrimônio.

Algumas atitudes sugeridas pela campanha de sustentabilidade, que já vêm sendo seguidas por diversos institutos da Universidade, são: o uso de papel impresso para borrão, a adesão ao processo de logística reversa de toners e cartuchos, a diminuição do uso de descartáveis, e a troca de lixeiras comuns por lixeiras que sinalizem propiciar a coleta seletiva. Essas ações seguem as diretrizes dos 5Rs - repensar, reciclar, reduzir, reaproveitar e recuar- propostos pelo PLS.

Semana do Meio Ambiente na UFPA - Além da programação oficial da Semana UFPA Sustentável, uma programação paralela também irá ocupar vários campi da Universidade. Em Belém, a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) irá promover a ação "Capacit Sustentável". De 3 a 7 de junho, serão distribuídos squeezes para os servidores que participarem de eventos de capacitação na Coordenadoria. A ideia é despertar nos participantes a consciência para a redução do uso de copos descartáveis.

O NUMA, o IFCH e o Programa Trópico em Movimento irão promover atividades de debate, roda de conversa, oficina de reutilização e até um café da manhã. Veja a programação completa com as atividades promovidas por cada unidade aqui.

Os campi de Ananindeua, Altamira e Soure também irão realizar uma programação diversificada de educação ambiental para conscientizar a todos sobre a importância da ação de cada um para a preservação do meio ambiente. Em Tucuruí, o  Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE/UFPA) é um dos organizadores da IV Jornada Integrada de Meio Ambiente (JIMA), que ocorrerá no período de 4 a 7/06/2019, no auditório do Campus do IFPA em Tucuruí/PA. Ao final do evento, serão doadas garrafinhas aos alunos, com a intenção de conscientizá-los para a  redução do consumo de copos descartáveis.

Por último, no dia 8 de junho, o Projeto de Extensão “Lixo Zero”, do Instituto de Geociências, irá levar para Mosqueiro a campanha “Praia Limpa: cada atitude conta”. O objetivo é provocar a reflexão dos frequentadores da ilha sobre os impactos das suas atitudes, que podem ser positivos ou negativos. A Ilha de Mosqueiro foi a escolhida para a ação em virtude do grande impacto causado pelo alto número de visitantes em período de férias escolares e feriados prolongados. Haverá também a limpeza da praia.

Serviço:
Semana UFPA Sustentável
Data: de 3 a 7 de junho
Programação oficial
Programação nos diversos campi.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página