Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Soure e SEMMA promovem Semana do Meio Ambiente

Campus de Soure e SEMMA promovem Semana do Meio Ambiente

• Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h34

SMA Soure 4

Consumo consciente, poluição sonora, problemas ambientais, impactos dos resíduos sólidos, esses e outros temas foram trabalhados por meio de um ciclo de palestras no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, nesta terça-feira, dia 4 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Servidores públicos, estudantes, autoridades policiais e judiciárias participaram do evento, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a UFPA e a Prefeitura de Soure.

Os temas trabalhados durante a semana contaram com a participação do público, que apresentou dúvidas e sugeriu ideias sobre combate à poluição, punição de pessoas que maltratam animais, reciclagem, reutilização, legislação ambiental, entre outras medidas que podem ser realizadas.

Coordenadora do grupo de Educação Ambiental Puxirum, a professora Cinthya Arruda expôs em sua palestra a problemática do plástico e do tempo que ele leva para se decompor. Ela sugeriu ideias de consumo consciente e convidou o público presente para fazer uma reflexão sobre o futuro do planeta e a responsabilidade pela preservação do mundo em que vivemos.

“O grupo de educação ambiental traz essa proposta de levar estes conhecimentos, que já estão sendo divulgados pela ciência, da problemática do lixo e de discutir questões de consumo consciente e de alfabetização ecológica. O grupo Puxirum é aberto, não envolve só estudantes, qualquer pessoa da sociedade civil pode participar”,  afirmou a professora.

Programação - A programação da Semana do Meio Ambiente começou na manhã do dia 4, com um ciclo de palestras. O professor veterinário Loreno Francez, falou sobre o bem-estar animal e a sustentabilidade, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Lisângela Cassiano palestrou sobre os impactos dos resíduos sólidos na Unidade de Conservação Reserva Extrativista Marinha de Soure, e a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Cinthya Arruda, falou sobre o consumo consciente e a poluição causada pelo plástico.

No período da tarde, as palestras trataram sobre os problemas ambientais do município de Soure, com a secretária municipal de Meio Ambiente, Dirlene Silva; e análise criminal da poluição sonora, abordada pelo delegado superintendente Rodrigo Amorim. O primeiro dia foi encerrado com a palestra “Direito e Educação-Ambiental”, realizada pelo promotor de Justiça titular de Soure, Guilherme Coelho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) deu continuidade à programação, nesta quarta-feira, 5 de junho, com o Pedágio Ambiental, que realizou a distribuição de plantas frutíferas e ornamentais no centro da cidade, e palestras e dinâmicas ambientais nas escolas de ensino fundamental.

Zero descartável - O departamento de compras da UFPA Campus Soure não adquire mais materiais descartáveis de plástico. A iniciativa começou no início deste ano, por solicitação feita pela Faculdade de Ciências Biológicas para a Coordenação Geral do Campus, que aceitou e ideia e abraçou a causa. Todos os eventos promovidos pela Instituição não utilizam mais plásticos descartáveis, e o próprio público que prestigia o evento já está adaptado. Eles trazem garrafas ou canecas para consumir água nos bebedouros da Universidade.

Texto e Foto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure