Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA agora é integrante da United Nations Academic Impact, ligada à ONU

UFPA agora é integrante da United Nations Academic Impact, ligada à ONU

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h49

aspire UNAI

A Universidade Federal do Pará (UFPA) agora é integrante da United Nations Academic Impact (Unai), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que congrega Instituições de Ensino Superior de todo o mundo comprometidas com a promoção de dez princípios globais, entre os quais estão a erradicação da pobreza, a proteção dos direitos humanos, o acesso à educação, a garantia da sustentabilidade e a resolução de conflitos.

A direção da UNAI informou à pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora  Marília Ferreira, a admissão da UFPA, no dia 3 de junho, após candidatura realizada ainda no início de janeiro de 2019. “A admissão da UFPA na Unai reflete um reconhecimento do esforço que a Universidade tem empreendido, especialmente nos últimos três anos, na defesa dos direitos humanos, no combate ao racismo, na promoção da diversidade e na luta contra a violência sexual praticada contra a mulher”, explicou Marília Ferreira.

A Unai conta com 1.300 associados, espalhados por 130 países. A Universidade de Coimbra, a Universidade de Tóquio, a Universidade Autônoma de Barcelona e a Universidade Estadual de Campinas também fazem parte desse seleto grupo que agora conta com a participação da Universidade Federal do Pará.

Sobre a Unai - É uma rede constituída por Instituições de Ensino Superior que se apoiam e contribuem para a realização dos objetivos das Nações Unidas, incluindo a proteção e promoção dos direitos humanos, o acesso à educação, a sustentabilidade e a resolução de conflitos.

“Desde 2010, a UNAI tem se concretizado nessa rede vibrante e diversa de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, Instituições de Ensino Superior, de educação continuada e outras associações educacionais. O trabalho diário dessas instituições é vital para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam atingidos”, explica a pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA.

Essas instituições servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para solucionar os desafios globais que têm surgido. A Unai possibilita que haja uma ligação entre a comunidade internacional, de forma que pesquisadores e população local trabalhem juntos, a serviço da humanidade.

A Unai é auxiliada em seu trabalho de alavancar e difundir esses princípios por centros, instituições membros da Unai que enfocam um princípio particular em suas próprias atividades e em cooperação com outros membros. Para saber mais sobre cada princípio da Unai e as universidades centrais que os atendem, visite a página da instituição.

Texto e arte: Divulgação Prointer