Página inicial > Ultimas Notícias > Unidade da Visão do Bettina Ferro oferece curso sobre Oftalmoscopia e Teste do Olhinho

• Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h53

ExameOftalmo Bettina

Nos dias 28 e 29 de junho, a Unidade da Visão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) realiza o II Curso de Oftalmoscopia e Teste do Olhinho. A atividade acadêmica oferta 40 vagas para médicos (generalistas, pediatras e médicos de família), residentes e acadêmicos de Medicina, que podem se inscrever até o dia 25 de junho.

O curso será composto de aulas teóricas e práticas, abordando os princípios básicos da Oftalmoscopia (avaliação ocular), teste do olhinho, papiledema (inchaço do disco óptico), glaucoma, retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva e oftalmoscopia com smartphones, uma técnica que permite utilizar a lanterna do celular como iluminação para realizar o exame de fundo de olho.

As aulas teóricas serão ministradas no auditório do Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), no dia 28 (sexta-feira), às 19h. Na manhã do dia 29 (sábado), ocorrerá a parte prática do curso, no ambulatório do Hospital Bettina Ferro de Souza, totalizando a carga horária de 15h, com direito a certificado.

A oftalmologista Roberta Siqueira, médica da Unidade da Visão do HUBFS e coordenadora do curso, vê na atividade uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e agregar valor à prática clínica geral. Ela explica que o curso terá como ministrantes médicos da instituição e profissionais convidados, o que fortalece o intercâmbio institucional.

Para se inscrever ou receber mais informações, os interessados deverão procurar a secretaria da Unidade da Visão, por meio dos telefones (91) 3201-8596 e 98142-7093 (falar com Regina Pontes), e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O investimento é de R$150,00 para acadêmicos e R$300,00 para médicos.

Referência – O hospital Bettina Ferro é referência estadual no atendimento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, desde 2003, abriga o Programa de Residência em Oftalmologia da Universidade Federal do Pará, além de ofertar vagas de estágio para acadêmicos. A instituição é também referência no teste do olhinho, serviço gratuito que pode detectar e prevenir diversos problemas relacionados com a visão de crianças até seis meses.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Arquivo/Ascom-UFPA