Página inicial > Ultimas Notícias > Site Memorial César Moraes Leite tem documentos e fotogramas do período militar

Site Memorial César Moraes Leite tem documentos e fotogramas do período militar

• Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h46

Site Memorial César Leite

Realizado na última semana, o II Seminário de História 1969: 10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978) ficou marcado pelo lançamento do site Memorial César Moraes Leite, com documentos e fotogramas do período militar brasileiro. O evento ocorreu no Auditório Setorial Básico II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), com organização do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Grupo de Pesquisa “Os governos militares na Amazônia entre Memórias e a História”.

373x212 03.06.2019 Lançamento site 50 Anos Depois Lucas Brito 121Para o lançamento do Memorial César Moraes Leite, a mesa contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), professor Fernando Arthur Neves; da coordenadora do evento, Edilza Fontes; e do deputado federal Edmilson Rodrigues.

Para o reitor da UFPA, é de fundamental importância que todos os acontecimentos ocorridos no período militar estejam disponíveis para o conhecimento da sociedade, principalmente as gerções que não viveram esse momento da história brasileira.

373x212 3.06.2019 Lançamento site 50 Anos Depois Lucas Brito 136“Nós temos uma tarefa importante neste momento que é a de informar a sociedade sobre os acontecimentos do passado e do presente. Estamos em uma conjuntura em que as universidades estão sendo ameaçadas justamente por serem espaços de recuperação dessa memória, por serem espaços de defesa da liberdade, da justiça e do pensamento crítico. O trabalho desenvolvido pela Comissão da Verdade é importante em qualquer conjuntura. Importante pela relevância de darmos às novas gerações acesso aos acontecimentos mais significativos da nossa história, que determinaram o que somos hoje como sociedade. Um trabalho de fato muito significativo e de um valor enorme, não apenas para a UFPA, mas para toda a sociedade paraense”, ressaltou o reitor.

373x212 03.06.2019 Lançamento site 50 Anos Depois Lucas Brito 122“Este é um evento extremamente rico, porque revela a capacidade da Universidade em se debruçar sobre a memória a respeito do AI-5. O Brasil é um dos países que menos enfrentaram o debate sobre a violência institucional no período da ditadura civil militar, e o site é uma oportunidade de, por meio das coleções e dos documentos que foram reunidos, apresentar outra visão do que representa este período”, disse o professor Fernando Neves.

Responsável pela emenda parlamentar que financiou a criação do memorial, o deputado federal Edmilson Rodrigues falou da importância de se disponibilizar esses documentos que possibilitam o conhecimento e a análise da nossa história fora de qualquer contexto ideológico. “Nós não podemos analisar a ditadura por um viés meramente ideológico, e a história dá uma substância científica para esta análise. Esses documentos não são panfletos políticos, mas sim documentos historiográficos, comprometidos com a verdade”, pontuou o parlamentar.

Memorial César Moraes Leite – site memorial é o resultado de trabalhos realizados pela Comissão César Leite de Verdade e Memória, criada em 2014. A página irá disponibilizar todas as pesquisas realizadas pela Comissão da Verdade, o que inclui fotogramas de jornais de 1962 a 1979. O acervo conta com mais de 50 mil documentos e fotogramas, além de fotografias do período e depoimentos de antigos alunos e professores da Universidade.

Além do acervo on-line, será construído na UFPA um Memorial físico, no Bloco F do Campus Básico, que contará com espaço para consulta e análise dos documentos presentes no site.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito