Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário e Encontro na UFPA discutem a Educação Infantil no Pará

Seminário e Encontro na UFPA discutem a Educação Infantil no Pará

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h48

Sala de aula NPI Foto Alexandre Moraes 4

O Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) sedia, nos dias 17 e 18 de junho, o VIII Seminário do Fórum da Educação Infantil do Pará, com o tema “Infância, Criança e Direitos Humanos: o direito à educação”. No evento, também acontecerá o VII Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil - Ipê. As inscrições são gratuitas e o prazo final vai até esta sexta-feira, 14 de junho, via formulário on-line.

Para proporcionar um debate de ideias sobre a atual conjuntura política nacional e estadual e seus reflexos na Educação Infantil, a programação contará com palestras, mesas de debate, conferências e apresentações culturais. O público-alvo é composto por professores e Coordenadores do Ensino Infantil, Secretários de Educação dos municípios, pesquisadores da infância e da educação infantil e estudantes do curso de Pedagogia.

Para a professora Celi Bahia, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil - Ipê, o Pará e seus 144 municípios apresentam características e problemas diversos que interferem diretamente na oferta da Educação Infantil. “É necessário discutir essas diferenças, bem como organizar a sociedade civil com vistas a construir estratégias de enfrentamento desses problemas”, afirma.

Objetivos - Entre os objetivos do evento, estão: a articulação dos Fóruns constituídos e atuantes no estado do Pará com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e com as Associações dos Municípios, para construção de uma agenda de luta pela garantia do direito à Educação Infantil; a construção de conhecimentos sobre a infância das crianças que vivem no Pará; o oferecimento de subsídios para constituição de Fóruns Municipais ou Regionais de Educação Infantil onde ainda não existam, e a elaboração de um cronograma de reuniões mensais com a participação de todas estas entidades.

Organização - O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil - Ipê, junto com o Movimento Interfórum da Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e Fórum da Educação Infantil do Pará (FEIPA). A UFPA, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e as Secretarias de Estado da Educação (SEDUC) e da Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) são algumas das instituições parceiras na realização do seminário.

VIII Seminário do Fórum da Educação Infantil do Pará e VII Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil - Ipê.
Local: auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (setor profissional do campus de Belém).
Data: 17 e 18 de junho
Horário: das 8h às 18h
Inscrições: Até esta sexta-feira, 14 de junho. Gratuitas e on-line, via formulário.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes