Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h12

semana tecnologia 1

Estão abertas as inscrições para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que será realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) no período de 24 a 27 de junho de 2019. O objetivo da Semana é promover, incentivar e divulgar atividades de ciência, tecnologia e inovação. As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Segundo o atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, a realização visa promover o impulso da ciência e da tecnologia como forma de alavancar o desenvolvimento do Estado, além de proporcionar a disseminação do conhecimento para estimular melhores condições de vida para a população paraense.

A programação, que tem apoio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Pará, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá), do Sebrae-PA e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), contará com a participação de diversos representantes da UFPA e será realizada em quatro locais diferentes, sendo a abertura na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e as demais apresentações no Parque de Ciência e Tecnologia, no Sebrae e na Sudam.

“Contamos com vários parceiros que estão construindo conosco essa programação. Além de realizar discussões importantes, a Semana vai promover rodadas de negociação e possibilidade de acesso a linhas de crédito”, ressalta o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria (Detec), Demethrius Lucena.

Programação – Nos quatro dias do evento, haverá um amplo leque de discussões que passam pela legislação e seus reflexos nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), valoração de produtos e processos, cadeias produtivas regionais, uso da tecnologia na segurança pública, tecnologias sociais e implantação de uma rede de Agentes Municipais de Inovação (AMI). “Vamos incentivar os municípios a terem seus agentes de inovação, como forma de promover iniciativas inovadoras por todo o Estado, sempre levando em conta as peculiaridades de cada região”, explica Edilaine Menezes, assessora técnica da Detec.

A Universidade Federal do Pará terá participação em duas mesas que serão realizadas no dia 25 de junho, no auditório do Espaço Empreendedor do PCT-Guamá. A primeira será “Marco Legal da Inovação Tecnológica: reflexos das legislações nacional e estadual nas ICTs da Amazônia Oriental”, com a mediação do professor Rodrigo Quites Reis, seguida por “Valoração e transferência de produtos e processos protegidos na Amazônia”, que contará com a presença do professor Gonzalo Enriquez, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec).

No dia 27, durante o “Seminário Desenvolve Pará – Avanços e desafios da cadeia do açaí”, que será realizado no SebraLab, o professor Hervé Louis Ghislain Rogez (UFPA/PCT-Guamá) irá palestrar sobre a “Normatização do Padrão de Identidade e Qualidade da polpa e dos produtos derivados do açaí”. O objetivo do seminário é publicar as novidades da cadeia produtiva do açaí, produto paraense de grande destaque nacional e potencial de exportação.

Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
Data: de 24 a 27 de junho
Locais: Assembleia Legislativa do Pará, Parque de Ciência e Tecnologia, Sebrae-PA e Sudam
Inscrições gratuitas