Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Multicampiartes Caravana Cultural desembarca em Portel com atividades artísticas e culturais

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 15h40

Multicampiartes Portel

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, promove mais uma edição do Projeto Multicampiartes. Desta vez, a cidade de Portel, na ilha do Marajó, vai receber a programação a partir de 1º de julho. As inscrições para as oficinas disponibilizadas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de junho, presencialmente, na Secretaria Municipal de Cultura de Portel.

O Multicampiartes visa à promoção de iniciativas culturais e artísticas pelo Estado, unindo o saber produzido na UFPA aos saberes e ao desenvolvimento das comunidades, de forma que os dois sejam fortalecidos. Por meio da realização de diversas atividades artísticas e culturais, que valorizam o aperfeiçoamento teórico e prático, o projeto socializa, experimenta, comunga e divulga as artes nos campi da universidade.

“O projeto consegue cumprir as funções de integrar o núcleo de formação em arte e cultura com a discussão da cultura da cidade. Essa conexão cultural tem dado um retorno muito grande na dimensão política do projeto”, ressalta o professor Miguel Santa Brígida, diretor da DACEL. Segundo o professor, a iniciativa cria um fluxo entre pesquisa, extensão e ensino na dinâmica da própria universidade.

Programação - O Multicampiartes Portel oferta oficinas de Políticas Públicas de Cultura; Dança - Cultura Popular, Fotografia com Celular, Teatro e Canto. O Grupo Coreográfico da UFPA vai apresentar o espetáculo Enraizando. O Conexão Cultural contará com a presença de dois grupos tradicionais de carimbó da cidade, a fim de discutir a arte e a cultura no município.

Desde o início de 2019, o Multicampiartes está integrado ao Núcleo de Oficinas - Processo de Criação Artística, que oferece oficinas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura. Esta edição traz, também, a Oficina de Políticas Públicas de Cultura, que promoverá o Encontro Conexão Cultural, a fim de articular a Política Pública de Cultura e seus mecanismos.

Histórico - Desde 2002, o Multicampiartes faz parte das atividades da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). O projeto foi idealizado pelo professor João de Jesus Paes Loureiro para potencializar a cultura extensionista nas comunidades em que a Universidade está inserida. A última edição ocorreu em abril, na cidade de Mocajuba, e reuniu cerca de dois mil participantes. Já passou por nove campi e dois polos.

Multicampiartes Portel
Data: de 1º a 5 de julho.
Local: Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Portel.
Inscrições para as oficinas: até 28 de junho, gratuitamente.
Local das inscrições: Secretaria Municipal de Cultura de Portel.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA