Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto promove trilhas literárias pelas ruas de Belém

Projeto promove trilhas literárias pelas ruas de Belém

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 15h54

PraçadoRelógio

Neste sábado, dia 22 de junho, ocorrerá mais uma edição do Trilhas do Literário, ação ligada ao Grupo de pesquisa NarrAmazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama). O tema desta edição será o livro Altar em Chamas, do poeta João de Jesus Paes Loureiro, que receberá o grupo na última estação da Trilha. Durante a ação, os participantes farão a leitura dos poemas nas ruas do Ver-o-Peso e da Cidade Velha, passando por dois museus.

O grupo sairá às 9h da Praça do Relógio, no Ver-o-Peso, local de concentração. O percurso prevê a caminhada em direção à Cidade Velha e terá como ponto final a Praça do Carmo, no Fórum Landi. O evento vai reunir professores e alunos da Unama e da UFPA e demais estudantes e professores de escolas públicas e privadas. Mas o evento é aberto ao público em geral. É só chegar ao local de concentração às 8h30. Os participantes devem ir com roupa confortável para a caminhada, devem levar água e usar chapéus ou bonés para se proteger do sol.

O projeto conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC), da UNAMA; do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCom), da UFPA; e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

Trilhas do Literário – Trilhas do Literário surgiu do Projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, criado pelo professor Paulo Nunes, no curso de Letras da Unama. Para ele, a literatura, com diversas formas de linguagem, propõe outra forma de discutir e habitar o espaço urbano.

Por meio da disciplina Narrativas (PPGCLC/UNAMA), o professor Paulo Nunes se juntou à professora Vânia Torres, da Faculdade de Comunicação da UFPA, tornando o Projeto “Trilhas do Literário” parceiro do Projeto NarrarCidades (UFPA), estabelecendo o diálogo entre Letras e Comunicação.

Trilhas do Literário
Saída: Praça do Relógio - Av. Portugal, Campina, Belém