Página inicial > Ultimas Notícias > Consepe aprova: UFPA terá, em 2020, doutorado acadêmico em Educação da Amazônia

Consepe aprova: UFPA terá, em 2020, doutorado acadêmico em Educação da Amazônia

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 15h01

13.06.2019 CONSEPE Zélia negros mãos Foto Alexandre de Moraes site5

A partir do próximo ano, a Universidade Federal do Pará irá proporcionar mais uma oportunidade para quem deseja aprofundar os estudos em Educação: o Doutorado Acadêmico em Educação da Amazônia, integrante da Rede Educação na Amazônia (Educanorte). A proposta foi aprovada na última reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada no dia 13 de junho. A previsão é de que o primeiro edital de seleção seja divulgado já no segundo semestre de 2019.

Além da UFPA, que será a sede do novo programa, a Rede será composta por outras oito instituições de sete Estados da Região Norte: UFOPA (Pará), UEA e UFAM (Amazonas), UFT (Tocantins), UFAC (Acre), Unifap (Amapá), UFRR (Roraima) e UFRO (Rondônia). Esta proposta busca suprir a necessidade de promover a formação de pesquisadores em Educação em áreas da Região Norte que possuem poucos ou nenhum doutor.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), professora Iracilda Sampaio, acredita que o potencial de alcance da rede Educanorte será essencial para promover a qualificação dos recursos humanos locais. “Este, sem dúvida, será um dos maiores programas de pós-graduação da UFPA, em termos de números e em termos de impacto para a região. A ideia é que possamos formar doutores onde há poucos doutores em Educação, para que, futuramente, essas regiões também possam abrir seus próprios cursos de mestrado e doutorado”, explica Iracilda Sampaio.

Doutorado Acadêmico em Educação da Amazônia - O corpo docente será constituído inicialmente por 40 professores ligados a uma das instituições da Rede, com possibilidade de novos credenciamentos a partir de 2020.  O curso será dividido em três linhas de pesquisa: Educação na Amazônia, Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e Saberes, Linguagem e Educação.

A seleção para a primeira turma deve oferecer 50 vagas, com previsão de lançamento do edital de seleção no segundo semestre de 2019, para início das aulas em 2020. Para que o alcance do programa seja ainda maior, a ideia é possibilitar que alunos de países fronteiriços também tenham a possibilidade de se candidatar às vagas do curso.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes