Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura novas instalações da Faculdade de Química

UFPA inaugura novas instalações da Faculdade de Química

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 16h31

18.06.2019 Inauguração Química Foto Alexandre de Moraes 7

A Faculdade de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acabou de ganhar um novo prédio, moderno e totalmente acessível, para a produção de conhecimento. A inauguração aconteceu em uma data simbólica e muito especial para todos os presentes: o Dia do Químico, 18 de junho. A nova edificação conta com salas de aula, auditório, laboratórios, salas de apoio técnico e gabinetes para os professores, dentre outros espaços.

O prédio inaugurado é resultado de um esforço conjunto que se iniciou na gestão do ex-reitor Carlos Maneschy, e teve sua concretização na atual gestão do reitor Emmanuel Tourinho. “Como tudo na universidade, este é um produto de muitas gerações que vêm construindo e edificando esta Instituição. Nós estamos entregando esta estrutura que esperamos que seja não apenas uma estrutura física, mas que seja uma base para o avanço da qualidade acadêmica e científica da Faculdade e dos nossos programas de pós-graduação”, pontuou o reitor.

18.06.2019 Inauguração Química Foto Alexandre de Moraes 6O novo prédio conta com um auditório, duas salas de aula, oito laboratórios, duas salas de apoio técnico, dois almoxarifados (um para reagentes e outro para vidros), oito gabinetes com espaço para dois professores cada um, uma sala de professores, uma sala para EAD, uma sala de informática, além de escritórios para direção e para a secretaria. “Quando se inaugura um prédio deste, a conquista é da Química, é do ICEN, mas é também de toda a universidade e da sociedade, porque quando todos os estudantes, professores e técnico-administrativos têm um melhor espaço para trabalhar, automaticamente há um impacto positivo em toda a sociedade”, lembrou o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Para o diretor da Faculdade de Química, Heronides Adonias Filho, e para a vice-diretora, Patrícia Marinho, o esforço conjunto realizado pela gestão superior, pelos atuais e antigos dirigentes, professores, alunos e técnicos foi primordial para que a obra pudesse ser concretizada. A união de todos os envolvidos foi o que tornou a construção da nova estrutura possível, ainda que em tempos de crise e dificuldades econômicas. Segundo o diretor, agora será possível vislumbrar a concretização de novas parcerias e a participação em  editais de financiamentos de recursos, nacionais e internacionais, que possibilitem a melhoria dos indicadores da qualidade e a evolução da faculdade de Química.

A inauguração do novo espaço contou com a presença dos pró-reitores de Administração, João Cauby, de Extensão, Nelson Souza Jr, do diretor e do vice-diretor do ICEN, Marcos Monteiro e José Roberto Zamian, do prefeito multicampi, Eliomar Azevedo, do diretor de Ciência e Tecnologia da SECTET, Demetrius Lucerna, representando o ex-reitor da UFPA e atual Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, além de diversos professores, alunos e técnicos da UFPA.

18.06.2019 Inauguração Química Foto Alexandre de Moraes 4Nova estrutura, maior qualidade - A nova estrutura irá atender aos três cursos de Química - Bacharelado, Licenciatura e Química Industrial - que poderão aproveitar diretamente os efeitos positivos proporcionados pelo novo espaço laboratorial. “Eu faço votos que este investimento que foi feito consiga se materializar em uma melhoria dos préstimos à sociedade e tenho certeza que isto vai acontecer. A faculdade de Química saberá conduzir este processo, junto conosco, para que nós coloquemos os três cursos de Química em uma vertente ainda mais positiva de aumento na qualidade dos serviços prestados aos nossos alunos e à sociedade”, frisou o Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Marcos Monteiro Diniz.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, é muito importante que todos que irão ocupar o espaço saibam aproveitar, cuidar e preservar a estrutura disponibilizada, lembrando que a universidade tem um papel social importante no desenvolvimento da sociedade e os laboratórios devem ser usados em favor disto. “O que torna a universidade mais capaz de enfrentar dificuldades é a qualidade do que ela faz. Nós temos os melhores cursos e estamos sempre na vanguarda da Educação Superior no país, mas não podemos nos acomodar com os resultados já alcançados. Nós temos que estar permanentemente buscando uma maior qualidade e a UFPA tem executado programas importantes para promover esse avanço, a exemplo do LabInfra, da Flexibilização Curricular e do Acompanhamento da Graduação”, ressaltou.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes