Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Arquitetura lança obra que reúne trabalhos sobre o Centro Histórico de Belém
Início do conteúdo da página

Faculdade de Arquitetura lança obra que reúne trabalhos sobre o Centro Histórico de Belém

  • Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 18h40

Livro Olhares sensíveis ao centro histórico

Nesta sexta-feira, 28, será realizado o lançamento do livro Olhares Sensíveis ao Centro Histórico de Belém, organizado pelos professores Luiz de Jesus Dias e Cybelle Miranda, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A obra reúne trabalhos sobre o Centro Histórico de Belém e traz reflexões sobre os olhares que permitem entender as paisagens do Centro Histórico. O evento de lançamento faz parte da comemoração pelos 55 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA.

Para a professora da FAU e organizadora do livro, Cybelle Miranda, a obra é significativa para o aniversário da faculdade, por demonstrar o amadurecimento das temáticas pesquisadas por docentes e discentes da graduação e da pós-graduação. “O livro pretende ser um texto didático que possa ser adotado como leitura nas disciplinas da formação em Arquitetura e Urbanismo, bem como fomentar o reconhecimento e a reflexão sobre o nosso Centro Histórico em escolas de Ensino Médio, às quais será doada uma cota dos exemplares.”

Para o diretor da FAU, professor Luiz de Jesus Dias, o lançamento do livro é pontual ao ser realizado justamente quando o Plano Diretor Municipal está sendo revisado. “Nesse momento em que a Câmara Municipal de Belém está fazendo a revisão do Plano Diretor Municipal, vem bem a calhar uma reflexão quanto ao Centro Histórico, lugar tão emblemático e simbólico da cidade, que merece atenção e respeito do Poder Público e da população em geral”, conta o diretor da FAU.

“Os olhares permitem ampliar a compreensão da arquitetura entendida como enquadramento para as ações da sociedade, referenciando as camadas temporais com suas mudanças, adaptações e apagamentos que precisam ser compreendidos, a fim de nortear políticas públicas de valorização do Centro Histórico”, completa a professora Cybelle Miranda.

O livro conta com 13 artigos de professores e estudantes da faculdade, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (NAEA). Além disso, também conta com colaboradores da Universidade da Amazônia (Unama) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Cerimônia de comemoração - A comemoração dos 55 anos ocorrerá dois meses após o aniversário da faculdade, que foi em 22 de abril. Durante a cerimônia, também será feita homenagem ao professor Euler Santos Arruda, docente da FAU e um dos fundadores do curso de Museologia da UFPA.

De acordo com Luiz de Jesus Dias, o professor homenageado é um guardião da memória da cidade. “Ele tem uma importância para a cidade, por evitar que vários palacetes, casarões de potencial importância à preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, fossem demolidos (pela especulação imobiliária), e ele conseguiu que muitos fossem tombados por órgãos das esferas federal, estadual e/ou municipal, que tratam do assunto”.

Serviço:
Lançamento do livro Olhares Sensíveis ao Centro Histórico de Belém e comemoração dos 55 anos do curso de Arquitetura
Data: 28/06, sexta-feira
Hora: às 17h
Local: Fórum Landi - Praça do Carmo (rua Siqueira Mendes, número 130, Cidade Velha)

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página